PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

O seu guia de navegação no novo Portal da Saúde

Aceda ao guia de navegação do Portal da Saúde, serviço que tornou o acesso aos Serviços Nacionais de Saúde mais próximo do utente!

O seu guia de navegação no novo Portal da Saúde
Conheça todos os serviços e funcionalidades!

Marcação de consultas, pedido de medicação, consulta de inscrição para cirurgia, pedido de isenção de taxas moderadoras, pesquisa de medicamentos e de farmácias - são estes alguns dos serviços eletrónicos que pode encontrar na área do cidadão do Portal da Saúde, recentemente criado pelo Ministério da Saúde. 



Serviços eletrónicos


Marcação de Consultas

Efetue a marcação de consultas no seu centro de saúde sem precisar de se deslocar e sem qualquer custo adicional. Os serviços de marcação de consultas podem abranger desde a consulta médica até às consultas de saúde infantil, saúde materna e planeamento familiar, conforme o que é disponibilizado pela unidade de saúde. Pode ainda marcar consultas para o agregado familiar associado ao seu registo na área do cidadão.




Pedido de medicação



Se precisa de renovar a sua medicação crónica ou prolongada, aqui tem acesso a todo o processo de pedido de renovação de medicação por via eletrónica. Para isso, basta solicitar ao seu médico que o referencie como paciente crónico e autorize a disponibilização da lista dos seus medicamentos.  




Consulta de Inscrição para cirurgia

Está em lista de espera para alguma cirurgia? Então, aceda à área do cidadão do Portal da Saúde e consulte a sua situação. Além de conhecer a sua posição na lista de espera, será informado sobre o tempo previsível de espera para a realização da cirurgia. 




Pedido de isenção de taxas moderadoras

Aqui pode solicitar a isenção do pagamento das taxas moderadoras no acesso às prestações de saúde dos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde. Depois de efetuada a autenticação na área do cidadão, com os seus dados de registo, pode aceder à área “Os meus pedidos> Isenção Taxas Moderadoras” para pedir que seja reconhecida a sua situação de insuficiência económica e concedida a isenção das taxas moderadoras. Pode pedir isenção para si e para outros utentes. 




eBoletim

O eBoletim é uma versão informática dos boletins de saúde em formato papel homologados pela Direção Geral de Saúde (DGS). Esta funcionalidade permite beneficiar de mecanismos automáticos de alertas como, por exemplo, a data prevista para a consulta regular da criança ou para a toma de vacinas. 

Atualmente, os eBoletins disponibilizados são o eBoletim de Saúde Infantil e o eBoletim Juvenil. 



Gestão da sua saúde

Além dos serviços disponibilizados, a área do cidadão do Portal da Saúde disponibiliza uma série de funcionalidades de registo, monitorização e partilha de dados de saúde. Sob elevados padrões de segurança e confidencialidade, estes serviços permitem que consulte e gira os seus dados de saúde de forma fácil, centralizada e reservada. Tem, ainda, a possibilidade de indicar as pessoas a contactar em caso de emergência, consultar o seu histórico de saúde ou aceder ao seu resumo clínico único.




Dados gerais

A área privada da Área do Cidadão permite uma autenticação segura e a possibilidade de alterar um conjunto de informações gerais associadas ao seu registo, incluindo os contactos de correio eletrónico e telemóvel. 




Contactos de emergência

As situações de emergência acontecem quando menos esperamos... E quando acontecem, os que nos são mais próximos devem ser os primeiros a saber. A Área do Cidadão inclui a possibilidade de indicar pessoas a contactar em situação de urgência. Inseridos os contactos de emergência e expressa a autorização de partilha, estes dados serão usados pelos profissionais do SNS (hospitais, urgências e cuidados de saúde primários). 




Testamento Vital

O Testamento Vital é um direito de todos os portugueses. Trata-se de um documento eletrónico onde pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber, num contexto de urgência ou de tratamento específico. Através desta opção, poderá também nomear um procurador de cuidados de saúde.



Nesta área pode descarregar o formulário com o Modelo de Diretiva Antecipada de Vontade. Depois de devidamente preenchido e entregue na unidade de cuidados de saúde primários da sua área de residência, o Testamento Vital fica registado no sistema informático do Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV). Depois de ativo, pode ainda verificar se o seu Testamento Vital está correto.

A Área do Cidadão permite-lhe também monitorizar os acessos que são feitos pelos médicos. 
Informação básica de saúde Na área privada é possível o registo e partilha de alguns aspetos importantes sobre a sua saúde, incluindo hábitos, doenças, medicação e alergias.

As características de segurança e privacidade da Área do Cidadão garantem que a partilha de informação esteja reservada aos profissionais de saúde. Esta partilha é possível depois do utente ter dado a sua autorização expressa.




Área do Cidadão

O utilizador da Área do Cidadão pode conferir quem acedeu aos seus dados, e quando, através do seu histórico de acessos. 
Monitorização de medições de saúde Peso, Altura, Glicémia, Tensão Arterial, Colesterol, Triglicéridos, Saturação de Oxigénio e Tempo de Coagulação do Sangue (INR) são as medições disponiveis para registo na área reservada do portal, ficando disponíveis, desde que indique que autoriza a partilha destes dados. A partilha desta informação com os profissionais é importante, como medida preventiva e de promoção de uma vida saudável. 



O novo Portal da Saúde, especificamente a área do cidadão, facilita assim a partilha de informação entre o utente, os profissionais de saúde e as entidades prestadoras de serviços de saúde, melhorando a qualidade e eficiência da prestação dos cuidados nas instituições do Serviço Nacional de Saúde e atribuindo maior autonomia ao utente através do controlo e gestão da sua saúde.



No entanto, a área do cidadão deste Portal da Saúde, que será certamente a que mais lhe interessa, é apenas uma parte da plataforma. Este Portal é bem mais abrangente: é possível aceder a uma área com informação mais institucional, a uma enciclopédia de saúde, a informações úteis de variadíssimos temas de saúde (alcoolismo, análises, doação de sangue, saúde oral…) ou até aceder ao mapa da rede de serviços de saúde. 

Veja também: