5 dicas para negociar bem

Aumente as suas capacidades de negociação. Conheça cinco dicas para negociar bem. São algumas técnicas que o vão ajudar a ter êxito nas negociações.

5 dicas para negociar bem
Regras de ouro da negociação.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersSaber negociar bem é uma capacidade fulcral no nosso quotidiano, pois a sua aplicação ultrapassa largamente o universo comercial e empresarial. São diversas as outras áreas e ocasiões pessoais em que essa aptidão se torna fundamental. Por outro lado, alguns das capacidades convencionadas como chave num processo de negociação são hoje questionadas, apresentando-se outras com maior relevância. Conheça cinco dicas para negociar bem e fechar, seja em que âmbito for, com sucesso um processo negocial. 
 

Cinco passos para ganhar qualquer negociação

 

1. Seja um bom ouvinte

A comunicação é obviamente ponto fulcral para qualquer negociação, até no plano pessoal, mas isso não quer dizer que deva falar demais ou com muitos exageros e exibicionismos semânticos/linguísticos. Acima de tudo ouça mais do que fala. Perceba a significação do que a outra parte transmite. Fale de forma simples, mas assertiva e sincera. Tenha a capacidade de adaptar a sua comunicação ao que necessita a outra parte.

 

2. Desenvolva um plano antes da negociação

Não estamos a falar, em específico, de saber quanto vai gastar ou pedir. Trata-se de definir detalhadamente um plano que preveja o que o outro lado pode querer e porquê. Assim, deve conhecer minuciosamente o seu cliente, saber quais os seus interesses, por exemplo.

 

3. Controle as emoções

Numa mesa de negociações, especialmente no âmbito comercial/profissional, a razão tem de estar à frente da emoção. O lado que se deixar dominar pelo lado emocional, sobrepondo-o à racionalização, irá certamente perder a negociação. Mesmo que o outro lado se mostre “agressivo”, tente manter a calma. Será um ponto a seu favor.

 

4. Seja paciente

Também num processo negocial a “pressa é inimiga da perfeição”. Para negociar bem deve ter paciência e tempo. Quem entra numa negociação com pressa para a terminar já parte em desvantagem. Além disso, permite não ter de aceitar a primeira proposta e até deixar que seja a outra parte a fazer essa mesma primeira proposta, podendo mesmo já levar consigo um plano B.

 

5. Crie um relacionamento agradável com a outra parte

Uma negociação, normalmente, pressupõe que ambas as partes vão ficar a ganhar (ou a perder pouco), para isso deve ser criado um ambiente de confiança. Deixe o outro lado confortável ao negociar consigo.


Veja também: