5 dicas que o vão ajudar a negociar melhor

Se souber negociar melhor, pode poupar em várias áreas na sua vida. A arte de negociar não é difícil, basta saber alguns truques.

 5 dicas que o vão ajudar a negociar melhor
Faça negócios a seu favor

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersA arte da negociação é uma que praticamos diariamente, seja para conseguirmos baixar o preço do peixe no mercado, seja para fazer com que as crianças comam todos os legumes que têm no prato. É algo tão comum, que vale a pena aprendermos a negociar melhor. Afinal, é bom as crianças comerem os seus legumes!
 

5 dicas para negociar à patrão

 

1. Tenha a iniciativa

Muitas pessoas têm medo de negociar. Existe uma parte delas que diz que se o fizerem podem acabar por deitar tudo a perder, e conformam-se com o que podem. Parecendo que não, o maior passo que se pode tomar para negociar melhor é o de ter a iniciativa. Dê um telefonema ao agente imobiliário, ao  canalizador ou até ao seu filho. Faça a sua oferta e  ponha as cartas na mesa.

Ao ter a iniciativa, você está a usar uma técnica famosa que se aproveita da mente humana, que tende a focar-se nas primeiras informações que recebe. Assim, se as primeiras informações são do seu agrado, já começou em vantagem.

 

2. Faça os trabalhos de casa

É difícil fazer propostas e contrapropostas se nem sabemos de que estamos a falar. Para negociar melhor, é essencial fazer os seus trabalhos de casa e saber tudo acerca do tema. Isto inclui os seus interesses e os seus objetivos com a negociação, bem como as do outro lado com que negoceia. Se souber todos os fatos e tudo o que está envolvido, será difícil fazer um mau negócio.

 

3. Pense no lado oposto

Numa negociação há sempre resistência por parte de um dos lados. Para negociar melhor é do seu interesse não pensar só no que quer para si e nos seus benefícios. A outra pessoa não quer saber do que você ganha, está apenas interessada nos seus próprios ganhos. Faça com que a negociação seja acerca do que a outra pessoa quer e do que a outra pessoa vai ganhar, e facilmente poderá persuadir os outros.

Esta é uma tática conhecida. No exemplo das crianças comerem os legumes, estas podem ser persuadidas com uma hora de deitar mais generosa para terem mais tempo para brincar.



4. Mostre emoção

Como dito, as pessoas estão interessadas em si mesmas. Se ao mostrar ao outro lado que está interessado no mesmo que este, e se o fizer apaixonadamente, consegue até vender penas a uma galinha. 

Alternativamente, se mostrar que algo é verdadeiramente necessário, pode ter o mesmo efeito. Demonstre algo apaixonadamente, e isso terá influência nas pessoas. Por vezes, até mostrar-se irritado faz passar a mensagem.

 

5. Corra riscos

Em casos mais extremos, é preciso correr riscos. Faça uma proposta que não lembraria a ninguém, faça bluff, desista e espere um telefonema , ou qualquer outro tipo de solução em que pense. Grandes negócios são muitas vezes feitos depois de quase irem abaixo.

É de salientar que deve deixar o orgulho de parte e que se deve manter justo, mas lembre-se também que quem não arrisca não petisca.

Espaços Coworking: Encontre o ambiente de trabalho perfeito para a sua empresa!


Veja também: