Quer ter o seu próprio negócio? Descubra o curso superior certo para si

Sabia que o diploma universitário pode ajudar na carreira de um empreendedor? Se quer ter o seu próprio negócio, descubra o curso superior certo para si.

Quer ter o seu próprio negócio? Descubra o curso superior certo para si
Ter um negócio próprio é um sonho?

De que forma o diploma universitário pode influenciar a carreira de um empreendedor? Se há duas ou mais décadas, o objetivo dos jovens que entravam na universidade era garantir uma vaga no mercado de trabalho, hoje o cenário mudou e abrem-se cada vez mais portas para quem quer ter o seu próprio negócio. Sonha ser empreendedor? Então, fique atento e descubra o curso superior certo para si.

O curso superior pode ter impacto na carreira do empreendedor

No passado, ter uma profissão que garantisse um bom futuro era, quase sempre, sinónimo de encontrar um bom emprego. As escolhas de cursos superiores passavam, sobretudo, pelas opções mais tradicionais – como Medicina, Direito ou Engenharia. A ideia era simples: entrar numa boa empresa, passar num concurso público ou abrir o próprio consultório/escritório. Mas, hoje, com as alterações sociais e económicas que se vivem a nível global, o sonho comum mudou: muitos jovens sonham ser empreendedores e ser donos de um negócio próprio.

Com a mudança de comportamento e de realidade do mercado, surge a pergunta: existe um curso universitário ideal para quem deseja ser empreendedor? A resposta é simples: não, não existe um formação universitária voltada exclusivamente para o empreendedorismo. Mas, por outro lado, há boas notícias, pois é possível escolher um curso que ofereça os conhecimentos necessários para quem quer prosperar no mundo dos negócios.

O primeiro passo é escolher a área profissional que quer seguir e investir. Depois de feita a escolha, basta optar por uma vaga no ensino superior. Hoje, vemos empreendedores licenciados nas mais diversas áreas, como as tradicionais – que listamos acima -, ou ainda em Marketing, Contabilidade, Administração e até Moda. Ou seja, há cursos para todos os perfis e todos eles são capazes de o preparar para uma carreira de empreendedor.

Quais os cursos ideais para quem quer ser empreendedor em Portugal?

curso superior para empreendedores

Um curso superior não garante o sucesso da carreira do futuro empreendedor. Mas, ainda assim, há graduações que podem ajudar quem quer ser dono de uma empresa bem-sucedida. Fique atento às nossas dicas e descubra o curso certo para si, que quer abrir o seu próprio negócio.

Administração/Gestão de Empresas

Este curso é, sem margem para dúvidas, o campeão da nossa lista de indicações. Isso porque ajuda a desenvolver uma visão global e abrangente sobre as áreas essenciais dos negócios, como contabilidade, finanças, direito, estatística, logística, recursos humanos, marketing e muito mais. Quem quer ser empresário sabe bem que conhecimentos nessas áreas são indispensáveis.

Os cursos superiores de Administração e/ou Gestão de Empresas garantem algo essencial ao futuro empreendedor: uma base sólida de conhecimentos para dar o arranque e fomentar um negócio. Para além disso, esta formação está inserida numa área onde há múltiplas expressões e oportunidades de trabalho, uma vez que existe um grande leque de funções que o licenciado pode experimentar.

Comércio Internacional

O curso de Comércio Internacional pretende preparar o futuro profissional para atuar nos mais diversificados mercados em todo o mundo. Isso já diz muito sobre o amplo leque de conhecimentos que os alunos adquirem ao longo da formação – e, para quem quer apostar num negócio e pretender ir para lá das fronteiras nacionais, esta licenciatura pode ser a ideal.

O programa do curso inclui conteúdos sobre legislação internacional, operações na área, transações cambiais, políticas aduaneiras, contratos internacionais e toda a logística inerente aos negócios globais.

Contabilidade

licenciatura em contabilidade

Não restam dúvidas: ter conhecimentos na área financeira é absolutamente fundamental para ter um negócio saudável e próspero – e é exatamente nesse setor que muitos empresários falham e comprometem o futuro dos negócios e a saúde das contas. A informação já é do conhecimento geral, mas nunca é demais frisar que, muitas vezes, a falta de habilidade com as finanças é o fator que pode deitar tudo a perder numa empresa.

Os cursos relacionados com Contabilidade são úteis para qualquer que seja o seu ramo de atuação e podem mesmo ser cruciais para que tenha sucesso nos negócios – uma vez que oferecem as ferramentas ideais para que possa cuidar da empresa, garantindo o equilíbrio entre despesas e receitas, para além de preparar o futuro empreendedor para ser capaz de conhecer a situação fiscal do negócio. Esta é, sem dúvida, uma formação superior a ter – literalmente – em conta.

Ciências da Computação

Esta é, comprovadamente, uma das áreas que apresenta mais crescimento quando o assunto é empreendedorismo. O desenvolvimento de softwares e apps, por exemplo, é um mercado em franca expansão e que ainda promete trazer mais inovação e grandes novidades.

Quem deseja investir nessa área já pode começar a pensar no curso superior de Ciências da Computação, que é voltado para o desenvolvimento geral de softwares. O futuro profissional que conclui essa licenciatura tem, de certeza, muitas portas por abrir e a oportunidade de realizar grandes projetos e negócios no setor.

Cursos de Comunicação

cursos de comunicação

Os cursos de Comunicação podem estar relacionados com grandes áreas de interesse, como Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. Hoje, com o fenómeno da crescente expansão das redes sociais, saber comunicar corretamente é fundamental para qualquer negócio que deseje crescer e prosperar. É exatamente nesse sentido que consideramos que qualquer especialização na área da Comunicação pode mesmo ser uma mais-valia para o futuro empreendedor.

Marketing

Pensou que o Marketing estaria incluído no ponto anterior? Pois, saiba que este é um erro generalizado. Mas, a confusão fica já esclarecida: Marketing e Comunicação, na verdade, são cursos complementares. Durante o curso, o futuro profissional de marketing fica exposto a uma formação mais voltada para a área comercial, preparando-se para atuar diretamente no desenvolvimento de serviços e produtos e ainda na formulação de estratégias de venda.

O futuro empreendedor que seja licenciado em Marketing fica preparado para ter uma visão ampla do mercado, com o objetivo de se tornar capaz de identificar e perceber as lacunas com rapidez, preenchendo-as com soluções lucrativas. Este é, sem dúvida, um conhecimento essencial a desenvolver por quem deseja ser empreendedor.

Reparou como há muitas áreas em que pode apostar para ser um empreendedor bem-sucedido? Não se esqueça: seja qual for a sua área de escolha, é fundamental que não pare de estudar e esteja sempre atualizado. Um negócio só cresce quando é bem conduzido e isso pressupõe ter os conhecimentos necessários sobre o mercado.

Veja também: