Publicidade:

10 negócios para trabalhar a partir de casa

Quer ser patrão de si mesmo? Precisa de ideias de negócios para trabalhar a partir de casa? Temos várias sugestões e dicas para partilhar.

10 negócios para trabalhar a partir de casa
Ideias e dicas para pôr em prática

Trabalhar no que se gosta, com horários flexíveis, equilíbrio entre vida profissional e pessoal parece utópico, mas não é. Quem trabalha a partir de casa consegue alcançar estes objetivos que, no entanto, exigem disciplina e organização. Se procura ideias de negócios para trabalhar a partir de casa temos dicas que o podem ajudar.

Todos nós temos conhecimentos específicos em algo e somos bons a fazer alguma coisa. Se tem espírito empreendedor, há imensos trabalhos que pode fazer a partir de casa e que podem transformar-se no seu negócio. Faça uma lista de tudo aquilo em que é bom e em serviços ou produtos associados que poderia oferecer ao público. Isso vai ajudá-lo a perceber o caminho a seguir.

Entretanto, damos uma ajuda deixando sugestões, em diversas áreas profissionais, para que possa inspirar-se e dar o próximo passo.

Negócios para trabalhar a partir de casa

1. Artesanato

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

Tem jeito para a costura ou tricot? Faz peças de bijutaria para oferecer a amigas? Pinta quadros que só recebem elogios? Se calhar está na hora de tornar estes talentos numa atividade mais sustentável.

Fazer artesanato consome muito tempo mas é também uma atividade muito prazerosa, quase terapêutica. Seria, portanto, perfeito se para além de fazer uma coisa que gosta pudesse tirar rentabilidade dela. E pode!

Pode vender os seus produtos online abrindo uma loja virtual ou, simplesmente, usando as redes sociais como o Instagram e o Facebook. Para vender a um público internacional pode experimentar o Etsy. Participar em feiras de artesanato é uma excelente forma de promover o seu negócio e vender. Também pode pedir a lojas para que exponham o seu produto e o vendam, por exemplo, à consignação.

2. Freelancer em comunicação

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

Das redações dos meios de comunicação social, às agências de marketing e relações públicas, o número de funcionários assalariados é cada vez menor. Atualmente as empresas optam por contratar colaboradores pagos por serviços: os freelancers. Se tem formação em Jornalismo, Relações Públicas, Design Gráfico, Fotografia e Videografia, trabalhar a partir de casa é bem possível.

Apresente o seu portefólio e uma sugestão de trabalho que encaixe no âmbito do que a empresa em causa faz para ganhar um primeiro serviço. A partir daí torna-se mais fácil criar uma rede de contactos para futuros trabalhos.

Para exercer este tipo de atividade, muito provavelmente, vai-lhe ser pedido para passar recibo verde. Isto significa que terá de se coletar dentro da categoria profissional em que se enquadra.

3. Área digital

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

A área digital é fértil em negócios para trabalhar a partir de casa. Afinal, tudo é feito através do computador e o local onde estamos pouco importa. A somar a isso, vivemos na era digital em que todas as empresas, e até pessoas que se querem destacar (como youtubers e bloggers), precisam de marcar a sua pegada a internet e no mundo virtual.

A criação de sites é um exemplo do trabalho que pode ser feito remotamente, tal como a produção de aplicações móveis. Qualquer empresa, hoje em dia, tem uma página de Linkedin, Facebook ou Instagram, mas poucas são os que sabem tirar real partido destas ferramentas. Ser gestor de redes sociais é, portanto, um mercado com muito potencial. Outros negócios com saída são a criação de: desenho digital e em 3D; conteúdos multimédia para blogs e websites; estratégias de marketing digital; e-commerce.

Este tipo de negócio funciona muito por referenciação. Ou seja, o passa a palavra é o que vai fazer crescer o número de clientes.

4. Assistente virtual

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

As assistentes virtuais estão cada vez mais na moda. Trata-se de uma secretária ou administrativa que trabalha de forma remota para uma empresa. Ou seja, faz o trabalho a partir do conforto da sua casa ou a beber um bom cappuccino no seu café preferido! Alguns dos serviços remotos feito por uma assistente virtual são:

  • Apoio na gestão de pequenas empresas e startups;
  • Ajuda na administração financeira e processos operacionais, como emissão e controlo de faturas;
  • Organização de documentos e gestão de agenda;
  • Resposta a emails e gestão de comunicação interna;
  • Atendimento de chamadas e gestão de reuniões;
  • Trabalho de pré-venda como prospeção de novos clientes.

5. À volta das palavras

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

Para quem é bom a escrever, não falha na gramática, consegue jogar com as palavras para passar determinada mensagem ou domina uma língua estrangeira há vários negócios para trabalhar a partir de casa. Deixamos várias sugestões:

  • Escrever artigos para jornais, revistas e plataformas online;
  • Escrever artigos para blogues;
  • Criação de conteúdos para sites;
  • Ser ghost writer escrevendo anonimamente artigos, livros, obras científicas, relatórios ou discursos para alguém que assinará como “autor”;
  • Transcrever entrevistas gravadas para jornalistas ou gravações áudio para académicos;
  • Fazer revisão de textos;
  • Fazer traduções;
  • Escrever argumentos para cinema, televisão ou teatro, slogans para publicidade, textos para serem lidos na rádio ou televisão.

Em alguns destes trabalhos, os prazos para entrega podem ser uma desvantagem, uma vez que os limites de tempo não são favoráveis ao processo criativo.

6. Consultoria

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

O trabalho de consultoria é um dos negócios para trabalhar a partir de casa mais simples de concretizar. A consultoria é a atividade que visa um diagnóstico e formulação de soluções sobre um determinado assunto ou setor. Se é especialista numa determinada área de saber pode partilhar esse conhecimento para ajudar quem precisa, cobrando um preço por esse serviço de aconselhamento, a particulares ou empresas.

Existem diversos tipos de consultoria, como por exemplo: consultoria jurídica (que pode ser exercida por advogados); consultoria financeira; consultoria de vendas; consultoria de recursos humanos; consultoria empresarial, entre outras. O trabalho de consultoria pode ser exercido de forma independente ou até como um extra ao seu emprego. Só terá de ter em atenção se a sua empresa não o obriga a exclusividade.

7. Doces e salgados

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

Se tem mão para cozinhar doces ou salgados talvez esteja perante uma oportunidade para criar o seu negócio a partir de casa dedicando-se a isso a tempo inteiro ou fazendo como atividade extra para compor o orçamento.

Muita gente procura rissóis caseiros para comprar e congelar. Bolas de carne, pastéis, tartes, compotas caseiras são outras iguarias que as pessoas estão dispostas a comprar. Também existe muita procura para o cake design (decoração de bolos). Quem não gosta de ter um bolo personalizado para a festa de aniversário dos filhos, festas temáticas ou até casamentos?

Comece por fazer para festas de amigos e diga que aceita encomendas. Tire fotografias a tudo e publique no Facebook para divulgar.

8. Revenda de produtos

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

Se tiver um perfil de vendas há vários negócios para trabalhar a partir de casa nesta área. A revenda de produtos é esse caso. Pode vender cosméticos, robots de cozinha, produtos de nutrição, utensílios para casa e cozinha tendo apenas um catálogo (ou vários para distribuir pelas amigas) e um telefone à mão.

9. Aulas particulares

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

Dar aulas particulares é uma forma de trabalho independente muito comum. Pode ser feito em exclusividade ou nos tempos livres. Por exemplo, muitas pessoas têm um trabalho a tempo inteiro no mundo empresarial e ao fim do dia e fim-de-semana dão aulas de yoga ou pilates, porque também têm formação nessa área.

Aliás, o mundo do fitness apresenta grandes oportunidades para trabalhar em regime livre. Por exemplo, dando aulas para modalidades de ginásio, dança ou sessões como personal trainer.

No âmbito escolar, aulas ou explicações de várias disciplinas (inglês, matemática, físico-química, etc) também são uma possibilidade. Para quem tem formação em terapias orientais, dar aulas particulares ou orientar workshops para grupos pode ser uma ideia de negócio.

10. Beleza

negocios-para-trabalhar-a-partir-de-casa

O mundo da beleza e bem-estar está recheado de oportunidades de negócios para trabalhar a partir de casa, ou indo a casa dos clientes. Em vez de trabalhar num centro de estética ou cabeleireiro 12 horas por dia, pode optar por montar um pequeno gabinete em casa ou fazer domicílios.

Muitas pessoas preferem um ambiente mais reservado para tratar do cabelo, fazer depilação, manicure ou pédicure, tratamentos de beleza e emagrecimento, massagens ou maquilhagem. Se tiver conhecimentos nesta área ofereça os seus serviços. Crie um preçário e passe a palavra.

Vantagens e desvantagens

Trabalhar a partir de casa, ainda por cima gerindo o seu próprio negócio, não é um mar de rosas. Como em qualquer tipo de trabalho tem prós e contras que convém considerar antes de se aventurar.

Vantagens

  • Corta custos em transportes e alimentação;
  • Permite maior flexibilidade de horários e dias de trabalho;
  • Se bem gerido oferece um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Níveis de stress mais reduzidos (desde logo sem a cobrança do patrão) o que aumenta a produtividade;
  • Trabalha sem as interrupções típicas de um ambiente de trabalho: conversas entre colegas, telefones a tocar, reuniões a meio de tarefas;
  • Possibilidade de dizer não a um cliente ou serviços que não deseja fazer ou não se enquadre nas suas expetativas.

Desvantagens

  • O salário não vai ser sempre o mesmo e tem de aprender a amealhar de uns meses para os outros;
  • Isolamento social e profissional, uma vez que não terá colegas de trabalho nem tanto contato com o mundo exterior;
  • Pode ser difícil lidar com distrações caseiras: o cão que quer uma festinha ou ir à rua, as crianças, a roupa que está à espera de ser estendida, a televisão;
  • Incapacidade de separar a vida pessoal do trabalho uma vez que o espaço é o mesmo.

Dicas para ser bem-sucedido

Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional é, talvez, o maior objetivo mas também o maior desafio para quem trabalha a partir de casa. Para ser bem-sucedido tem de ser disciplinado e organizado senão os resultados acabam por ser o oposto do que queria.
Deixamos por isso algumas linhas orientadoras do que precisa:

Capacidade de auto motivação e disciplina

O fato de trabalhar a partir de casa não significa que pode ficar na cama a manhã toda. Garantidamente assim não será produtivo. Ponha o despertador, vista-se (não se deixe ficar de pijama o dia todo), tome o pequeno-almoço e comece com as tarefas mais importantes. Tal como faria se estivesse a trabalhar fora de casa.

Organização

É crucial ser organizado para que este regime de trabalho funcione. Crie o seu espaço de trabalho e mantenha-o limpo e organizado. Use uma agenda para anotar tudo o que tem de fazer e estabelecer prioridades, datas para entrega, reuniões, lista de compras, etc.

Estabelecer limites

O conceito de flexibilidade não pode ser levado ao extremo. Trabalho é trabalho seja num escritório ou em casa. Se tem familiares consigo eles têm que entender isso e não interromper constantemente. O mesmo se aplica a si próprio.

Ao mesmo tempo, não deixe que o trabalho se estende infinitamente. Faça uma boa gestão do seu tempo. Estabeleça um número de horas limite para trabalhar por dia, pare para fazer refeições e arejar um bocadinho e não se esqueça que também tem direito a fim-de-semana e férias!

Compromisso

Estando em casa é fácil distrairmo-nos e tentarmo-nos com coisas mais interessantes do que trabalho, como sentar no sofá a ver uma série ou brincar com o seu filho. Tem que manter o foco e o compromisso.

Discipline-se para cumprir as suas tarefas o quanto antes para que sobre tempo para o resto. Assim conseguirá o equilíbrio desejado e trabalhar a partir de casa vai ser muito mais prazeroso.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.