Quer dar um nome criativo ao seu filho? Conheça as regras

Para aqueles que precisam de ajuda para escolher nomes criativos para crianças, há uma lista onde pode encontrar todos os nomes admitidos no nosso país. 

Quer dar um nome criativo ao seu filho? Conheça as regras
Fique a par das possibilidades

A escolha do nome de um filho é algo a que os futuros papás dedicam muita atenção. E se há quem já saiba há muito o nome que quer dar aos seus rebentos, há quem corra todas as listas de possibilidades em busca do nome perfeito. Entre estes, há também os mais inovadores, aqueles que procuram um nome criativo para o seu filho ou filha.

“Anas”, “Sofias”, “Beatrizes” ou “Migueis”, “Franciscos”, “Rodrigos” há muitos. Aliás, estes até são alguns dos nomes que constam da lista dos nomes para bebé mais registados em 2015. Mas há quem goste de marcar pela diferença. Se é o seu caso, nós dizemos-lhe como pode escolher nomes criativos para crianças e quais as regras a seguir.
 

Dar um nome criativo ao seu bebé: que regras?

Boas notícias para os mais criativos. A lei portuguesa não é muito limitativa no que diz respeito à atribuição de nomes, mas nem tudo é permitido. Há algumas regras que tem que cumprir, entre as quais:
  1. Não é permitido o registo de nomes próprios que sejam ofensivos
  2. Também não são permitidos nomes que representem objetos
  3. Dizem as regras que o “nome próprio não pode suscitar dúvidas sobre o sexo” da criança
  4. Assim como nomes que possam ser considerados ofensivos ou que possam de alguma forma envergonhar a criança, também não são permitidos
  5. Dizem ainda as regras publicadas no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) que os “nomes próprios devem ser portugueses, de entre os constantes da onomástica portuguesa ou adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa. Fazer a adaptação gráfica e fonética à língua portuguesa equivalerá a aportuguesar o nome de origem estrangeira”
  6. No caso dos nomes estrangeiros só são “admitidos nomes próprios estrangeiros” caso a criança tenha nascido no estrangeiro, “se tiver outra nacionalidade para além da portuguesa, se algum dos seus pais for estrangeiro ou, se algum dos seus pais tiver outra nacionalidade para além da portuguesa”
 

Onde encontrar nomes criativos para crianças?

Ainda que as regras tentem restringir alguns limites, ainda há quem tente a sorte com alguns nomes mais invulgares. Se está em fase de escolher o nome para a sua criança e já deu asas à sua imaginação, talvez seja melhor ter atenção aos nomes permitidos, ou não, pela Lei Portuguesa.

Por exemplo, se gosta de Camões e pensou dar-lhe esse nome, saiba que não pode. O mesmo acontece com “nomes” como África, Heidi, Benfica, Saviola, Sayonara, Laranja ou Sandokan, por exemplo.

No entanto, há outros que pode tentar. Por exemplo, África não é possível, mas Africano já é. Não pode Agatha, mas pode Ágata. Não pode Amar, mas pode Amara. Enfim, as possibilidades são muitas. Só precisa de cumprir as regras e saber o que escolher.

O melhor mesmo é aceder à lista completa de nomes admitidos e não admitidos pelo IRN antes de se decidir pelo nome criativo que quer dar ao seu filho. 

Veja também: