Os nomes de menina que são tendência em 2017

Se está grávida, a escolha do nome para o seu bebé é um fator muito importante: conheça aqui as tendências para 2017.

Os nomes de menina que são tendência em 2017
As tendências para este ano

Os nomes de menina para 2017 contemplam escolhas mais tradicionais e outras mais inovadoras, as tendências que apresentamos têm como base os registos mais frequentes dos últimos anos em Portugal.

Escolher um nome de menina: sugestões a ter em conta

A escolha do nome para o bebé é sempre uma tarefa complicada, pois deve ter em conta diversos fatores. Por um lado, há famílias que dão muita importância aos nomes mais tradicionais e até mais comuns nas mulheres do clã. Por outro lado, há tendências que se vão instalando e tornando determinados nomes de menina mais populares ou mais na moda.

Quer escolha o nome da sua filha tendo em conta outros elementos da família, como a madrinha, por exemplo, quer seja mais influenciável por modas, tendências ou mesmo nomes de personalidades de destaque, a nossa lista de sugestões para 2017 tem, garantidamente, algumas opções que lhe vão agradar.

Em primeiro lugar, apresentamos uma lista com alguns dos nomes de menina para 2017, com base nos registos mais frequentes dos últimos anos, tendo em conta apenas o primeiro nome que pode, aliás, ser o único nome da menina.

Nomes singulares


Adriana
Alexandra
Alice
Ana
Andreia
Ariana
Aurora
Bárbara
Beatriz
Benedita
Caetana
Carlota
Carminho
Carolina
Catarina
Clara
Clara
Constança
Daniela
Diana
Eduarda
Ema
Eva
Filipa
Francisca
Gabriela
Helena
Inês
Íris
Isabel
Joana
Júlia
Lara
Leonor
Liliana
Luísa
Mafalda
Margarida
Maria
Mariana
Marta
Miriam
Nádia
Olívia
Pilar
Rafaela
Raquel
Renata
Rita
Sara
Sílvia
Sofia
Tânia
Tatiana
Teresa
Valentina
Vanessa
Vânia
Vera
Vitória

Relativamente aos nomes compostos, há uma combinação que se sobrepõe a todas as outras que é, como deve facilmente adivinhar, a junção de Maria a qualquer outro nome, quer seja antes ou depois. Além dessas combinações, há ainda outras tendências a assinalar no que respeita a nomes compostos.

Nomes compostos


Beatriz Alexandra
Daniela Sofia
Inês Filipa
Joana Filipa
Lara Beatriz
Mafalda Sofia
Sofia Alexandra

É bastante frequente que a escolha de um nome para menina esteja envolto em grandes decisões, por vezes demoradas e com diversas fases. A verdade é que escolher o nome que acompanhará uma filha para o resto da vida pode não ser fácil.

É preciso ter em conta se as pessoas gostam ou não do uso de diminutivos, se preferem a singularidade de um nome só ou a sonoridade da junção de dois nomes, considera-se também a homenagem a alguns membros importantes da família, ou apenas o gosto e preferência dos pais.

Qualquer que seja o seu caso, esperamos que a lista que apresentámos o possa ajudar a decidir o nome de menina para a bebé que nascerá em breve.

Veja também: