Os nomes de menino que são tendência em 2017

A escolha do nome para o seu bebé é um fator muito importante: conheça aqui as tendências de nomes de menino para 2017.

Os nomes de menino que são tendência em 2017
As tendências para este ano

Os nomes de menino para 2017 contemplam escolhas mais tradicionais e outras mais inovadoras, as tendências que apresentamos têm como base os registos mais frequentes dos últimos anos em Portugal.

Escolher um nome de menino: sugestões a ter em conta

A escolha do nome para o bebé é sempre uma tarefa complicada, pois deve ter em conta diversos fatores. Por um lado, há famílias que dão muita importância aos nomes mais tradicionais e até ao perpetuar de nomes de homens importantes da família.

Por outro lado, há tendências que se vão instalando e tornando determinados nomes de menino mais populares ou mais na moda: escritores, atores, desportistas, políticos são por vezes fonte de inspiração.

Quer escolha o nome do seu filho tendo em conta outros elementos da família, como o pai ou o avô, por exemplo, quer seja mais influenciável por modas, tendências ou mesmo nomes de personalidades de destaque, a nossa lista de sugestões para 2017 tem, garantidamente, algumas opções que lhe vão agradar.

Em primeiro lugar, apresentamos uma lista com alguns dos nomes de menino para 2017, com base nos registos mais frequentes dos últimos anos, tendo em conta apenas o primeiro nome que pode, aliás, ser o único nome do menino.

Nomes singulares


Afonso
Alexandre
André
António
Artur
Benjamim
Bernardo
Bruno
Carlos
César
Cláudio
Cristiano
Daniel
Dário
David
Dinis
Diogo
Duarte
Edgar
Eduardo
Emanuel
Fábio
Fernando
Filipe
Gabriel
Gaspar
Gil
Gonçalo
Gustavo
Hugo
Ivo
Jaime
João
Jorge
José
Leandro
Lourenço
Lucas
Luís
Marco
Mário
Martim
Mateus
Matias
Micael
Miguel
Nicolau
Noé
Nuno
Óscar
Paulo
Pedro
Rafael
Raúl
Ricardo
Rodrigo
Romeu
Rui
Salvador
Santiago
Sebastião
Sérgio
Simão
Tomás
Tomé
Valentim
Vasco
Vicente
Xavier

Relativamente aos nomes compostos, há várias combinações tradicionais para os nomes de menino: a junção de Manuel a outro nome, ou mesmo de José são das mais populares, ainda que também seja comum haver a junção em segundo lugar do nome Maria.

O mais popular na construção de nomes compostos é, no entanto, o nome Alexandre. Assim, apresentamos a seguir as tendências para os nomes de menino compostos

Nomes compostos


Afonso Dinis
Bruno Miguel
Daniel Alexandre
Francisco José
Gabriel Alexandre
João Afonso
Leandro Filipe
Manuel Maria
Pedro Afonso
Rafael Alexandre
Santiago Alexandre
Tiago Alexandre
Vasco Miguel

É bastante frequente que a escolha de um nome para menino esteja envolto em grandes decisões, por vezes demoradas e com diversas fases. A verdade é que escolher o nome que acompanhará um filho para o resto da vida pode não ser fácil.

É preciso ter em conta se as pessoas gostam ou não do uso de diminutivos, se preferem a singularidade de um nome só ou a sonoridade da junção de dois nomes, considera-se também a homenagem a alguns membros importantes da família, ou apenas o gosto e preferência dos pais.

Qualquer que seja o seu caso, esperamos que a lista que apresentámos o possa ajudar a decidir o nome de menino para o bebé que nascerá em breve.

Veja também: