Nomes para cães: dicas para escolher o melhor (e algumas sugestões)

São os melhores amigos do Homem e, por isso, é importante saber escolher os melhores nomes para cães. Veja aqui algumas ideias para cães grandes e pequenos.

Nomes para cães: dicas para escolher o melhor (e algumas sugestões)
Escolher nomes para cães nem sempre é fácil

Escolher nomes para cães pode ser tão divertido como difícil. A escolha de um bom nome para o cão é muito importante e vai-se refletir no seu comportamento e na sua relação com o dono.

Às vezes, prestar atenção a maneirismos e comportamentos do animal pode ajudar. Características do aspeto físico (ou da personalidade) do cão que façam o dono lembrar-se de personagens de filmes, pessoas famosas, etc., também podem auxiliar na decisão.

Os cães reconhecem o seu nome pela sonoridade (principalmente nas sílabas fortes da palavra), pelo que não é aconselhável que se dê ao animal um nome terminado em “ão”, pois é a mesma sonoridade do “não”, o que vai acabar por confundir o cão. Os nomes curtos são mais recomendáveis, mas também é importante que o nome seja dado tendo em conta o porte do animal.

Ideias de nomes para cães de raça pequena

Dog

Curtos e fofos

Sparky e Bobby, por exemplo, são nomes muito escolhidos por donos americanos. Nomes curtos, fáceis de pronunciar, que terminam numa vogal ajudam a captar melhor a atenção do animal.

Inspirados por músicos e artistas

A música é inspiração para muita coisa. E também para ajudar a escolher nomes para cães. Shaki (diminutivo de Shakira), Ozzy (inspirado em Ozzy Osbourne), Kiki (inspirado em Ricky Martin) e Tovi (diminutivo de Beethoven) são algumas sugestões para cães de raça pequena.

Nomes de outros animais

Pensar em nomes de outros animais também pode ser útil para obter ideias: Komo (de dragão de komodo), Leo (diminutivo de leopardo) ou o próprio nome Lobo são sugestões a ter em conta.

Nomes de desenhos animados

Os desenhos animados são outra fonte de inspiração muito rica. Winnie (do Winnie the Pooh), Yogi (do urso Yogi) e Milu (da banda desenhada do Tintim) são exemplos de como os filmes de animação e bandas desenhadas podem auxiliar o dono no momento da escolha do nome para o seu novo animal de estimação.

Nomes de pessoas

Nomes curtos como Artur, Max, Maria, Lili, Billy, Benny, Óscar, Gaspar, etc., são nomes engraçados e que ficam bem em animais de raça pequena.

Ideias de nomes para cães de raça grande

caes grandes

Retirados da mitologia grega

Os nomes da mitologia grega são muito familiares à maioria das pessoas e são nomes de deuses, o que se ajusta à imponência que um cão de porte grande apresenta. Hércules, Apolo, Aquiles, Atena e Artemisa são algumas hipóteses.

Relacionados com títulos da nobreza

Lorde, Lady e Duque são nomes associados a pessoas com poder, que também se adequam a animais grandes.

Nomes de animais e personagens de filmes de animação

O próprio nome Leão, bem como Simba, Nala, Sarabi, Kovu e Kiara (do filme O Rei Leão) são nomes muito ajustados a cães de raça grande.

Nomes de cães famosos

Quem não conhece a Lassie, o Rex e o Benji? São cães que se tornaram populares devido à sua participação em séries e filmes, e que acabaram por ser muito queridos para quem assistia às suas aventuras no ecrã.

Nomes de cães que marcaram a História

A Laika, o Lex, o Fido e o Balto foram cães reais que se destacaram por ter ajudado não só os donos, como vários seres humanos. São cães heróis e os seus nomes são perfeitamente adequados a cães grandes.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.