AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Resumo prático das normas APA

Como redigir documentos segundo as normas APA.

Resumo prático das normas APA
Normas APA - O que necessita de saber

As normas APA ditam a forma correta de redigir e formatar documentos, nomeadamente artigos científicos e teses de mestrado e doutoramento, no que toca a citações e referências bibliográficas. Para preparar os mestrandos, doutorandos e investigadores para essa tarefa, muitos professores solicitam a entrega de projetos e trabalhos ao longo de todo o curso académico de acordo com essas regras. Conheça-as!


Normas APA – o que necessita de saber

Antes de mais, o que significa “APA”? APA é a sigla para American Psychological Association, uma organização científica e profissional que representa o setor da Psicologia nos Estados Unidos da América.



Regras para citar autores

Uma citação num artigo científico necessita da inclusão do nome do autor, da data de publicação e um número de página entre parêntesis (se for o caso). As regras diferem no caso de se tratar de uma citação direta ou indireta.



Como fazer citações diretas?

Citações diretas são aquelas em que as palavras do autor são colocadas no texto, ipsis verbis.
As citações diretas em artigos de acordo com as normas APA devem fornecer pelo menos o último nome do autor e a data de publicação da obra. As citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no texto e colocadas entre aspas duplas ("); e as citações longas (de 40 ou mais palavras) devem ser feitas num bloco de linhas em espaço duplo sem aspas.



Como fazer citações indiretas

As citações indiretas são aquelas em que se apresenta o ponto de vista do autor a citar, sem no entanto se utilizar as suas palavras ou fazer uma citação. Nesses casos, deve ser apresentado o nome do autor e a data em que a informação citada foi publicada, e, em alguns casos, o número da página onde a mesma pode ser encontrada.
Exemplo:
    1. Segundo Lewis (2015), as alterações climáticas sentidas nos últimos anos poderão agravar-se em 2016.
    2. As alterações climáticas sentidas nos últimos anos poderão agravar-se em 2016 (Lewis, 2015, p. 205)



Como citar trabalhos de mais do que um autor?

  • Dois autores
Nomeie os autores na frase que apresenta o material citado ou entre parêntesis de cada vez que citar o trabalho. Nos parêntesis, use "&" entre os nomes dos autores; no texto, use "e.".
 
Exemplo:
1. Lewis e Brown (2000) reconheceram que o desenvolvimento da linguagem ocorre nos primeiros 3 anos de vida (p. 567).
2. O desenvolvimento da linguagem mostrou-se mais rápido nos primeiros 3 anos de vida (Lewis & Brown, 2000, p. 567)

Até cinco autores, pode usar a regra expressa no exemplo n.º 2.

Para mais de seis autores, deverá usar apenas o nome do primeiro autor seguido pela expressão “et al.”. O ponto final faz parte da expressão, por isso, não se esqueça de o incluir sempre!



Regras para as referências bibliográficas

No final do artigo, uma lista das referências fornece a informação completa sobre a publicação da fonte. Essa lista é apresentada por ordem alfabética do último nome dos autores (ou dos títulos dos trabalhos que não têm autores conhecidos).

Damos, de seguida, exemplos práticos de como referenciar livros, publicações em periódicos e artigos encontrados na Internet.
  • Livros
Lewis, R. (2015). Arte e Perceção Visual. Berkeley: Universidade da California.
  • Artigos em publicações periódicas
Lewis, R. (Maio de 2013) "Linguagem e Cognição". Jornal do Desenvolvimento Humano, pp. 9-20.
  • Publicações online
Lewis, R (1995). Questionários de satisfação sobre a qualidade dos serviços públicos. Jornal ABCD. Recuperado em 3 de Novembro, 2016, a partir de http://jornalabcd.index.html
 


Onde encontrar a lista completa de normas APA?

As normas APA para a citação de autores e para a correta referenciação bibliográfica devem ser encontradas na obra “American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

Veja também: