Nota de liquidação do IRS: como obter

Saiba como obter a nota de liquidação do IRS no Portal das Finanças passo a passo.

Nota de liquidação do IRS: como obter
O processo passo a passo.

A nota de liquidação do IRS é sempre aguardada com ansiedade pelos contribuintes, especialmente os que têm direito a reembolso.
Embora, habitualmente, a nota de liquidação do IRS — também denominada de certidão das liquidações de IRS ou Demonstração de liquidação de IRS (designação oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira – AT) —, seja enviada, em papel, para a morada fiscal dos contribuintes, também é possível obtê-la pela internet, através do Portal das Finanças.

Para os contribuintes que foram obrigados (ou assim optaram) a aderir à caixa postal eletrónica, como os trabalhadores independentes, por exemplo, a nota de liquidação do IRS será enviada por essa via. Saiba como obter a nota de liquidação do IRS através do Portal das Finanças.
 

Como obter a nota de liquidação do IRS — passo a passo

A nota de liquidação do IRS, ou certidão de liquidação de IRS, é um documento comprovativo da demonstração da liquidação e reúne todos os elementos considerados para o cálculo do referido imposto. A nota de liquidação do IRS é enviada algumas semanas depois da entrega da declaração de rendimentos – modelo 3 (a data limite é 31 de julho).

Para obter a nota de liquidação do IRS a partir de casa (pela Internet) deve aceder ao Portal das Finanças (em: www.portaldasfinancas.gov.pt), através da respetiva autenticação com a sua senha de acesso, e depois escolher as seguintes opções:

“Serviços Tributários” | “Cidadãos” | “Obter” | “Certidões” | “Efetuar pedido” | “Liquidação de IRS”.

De seguida terá de indicar o ano a que corresponde a certidão, sendo esta gerada. Depois já poderá ser impressa ou guardada (download).

A certidão de liquidação de IRS emitida por via eletrónica tem, no canto inferior esquerdo, uma caixa denominada “Elementos para validação da certidão”. A mesma permite à entidade destinatária efetuar e garantir a comprovação da autenticidade da certidão, no mesmo endereço, selecionando as seguintes opções:

“Cidadãos” | “Serviços” | “Obter” | “Certidões” | “Validação de Documento”, inserindo aqueles elementos, sem necessidade de autenticação.


Veja também: