Há uma nova fraude com o símbolo de verificação do Facebook

Há uma nova fraude no Facebook que envolve o símbolo de verificação e que pode fazer com que utilizadores percam as páginas que possuem.

Há uma nova fraude com o símbolo de verificação do Facebook
Não caia nesta

Quantas vezes já se deparou com o símbolo de um “certo”, de cor branca, dentro de um círculo de cor azul? O símbolo de verificação é uma marca que é colocada junto ao nome das páginas do Facebook que serve para confirmar a autenticidade das mesmas.

É também uma das razões para uma recente fraude que tem vindo a crescer e a apanhar inúmeros utilizadores desprevenidos. Saiba porquê.

Fraude com o símbolo de verificação do Facebook: esteja atento

pagina facebook

É proprietário de uma página na rede social criada por Mark Zuckerberg? Então tenha cuidado com a nova fraude que envolve o símbolo de verificação do Facebook. Este símbolo, criado pela própria rede social, serve para que os utilizadores fiquem a conhecer a autenticidade das diversas páginas criadas na rede social.

É através do símbolo de verificação que muitos utilizadores conseguem perceber que estão a seguir os perfis ou páginas oficiais de diversas figuras públicas. E é também esse símbolo que atesta a autenticidade de tudo o que é partilhado nesses perfis ou páginas.

Há, contudo, uma nova fraude relacionada com o símbolo de verificação do Facebook. Segundo a revista Exame brasileira, há perfis a surgirem na rede social que prometem o símbolo de verificação e, em troca, pedem alguma informação privilegiada.

Segundo a Exame, o caso foi detetado quando a página de humor “Imagens Good Vibe com Frases Polêmicas” – que conta com mais de 300 mil seguidores – foi contactada para receber o símbolo de verificação. Em troca, os administradores teriam apenas de ceder alguma informação privilegiada como os dados de acesso.

Contactado pela revista, o Facebook sublinhou que não pede acesso a páginas de fãs para atribuir o símbolo de verificação.

“Apenas o Facebook pode conceder o selo de verificação para uma página. Proibimos o uso da nossa plataforma para facilitar ou organizar atividades que causem danos a pessoas ou negócios”, comunicou a empresa.

No Centro de Ajuda do Facebook é ainda possível perceber como se pode pedir um símbolo de verificação e os cuidados a ter para não ser apanhado desprevenido. “Nunca interajas com pessoas ou negócios que te ofereçam um símbolo de verificação azul em troca de dinheiro. Não vendemos símbolos de verificação azuis e os símbolos de contas associadas à venda de símbolos de verificação azuis serão eliminados”, afirma o Facebook.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.