AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 (Novas) Atualizações do LinkedIn que deve conhecer

O LinkedIn tem vindo a desenvolver novas aplicações para os utilizadores. Conheça 4 das novas atualizações que tem agora ao seu dispor e que não deve perder tempo a atualizar.

4 (Novas) Atualizações do LinkedIn que deve conhecer
Não é segredo para ninguém que o LinkedIn é cada vez mais um “ponto de passagem” para candidatos e recrutadores.

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o LinkedIn tornou-se numa das ferramentas mais utilizadas pelos recrutadores e profissionais. Qualquer que seja a idade, área ou posição, todos (ou grande parte) dos profissionais estão presentes no LinkedIn. Até aqui nada de novo. A grande novidade são mesmo as novas aplicações que a plataforma agora disponibiliza e que podem ajudá-lo a progredir na sua carreira. E para que não perca mais tempo, nós dizemos-lhe quais as novas atualizações do LinkedIn que deve aproveitar.
 

As 4 atualizações que deve aproveitar já

Independentemente de estar ou não à procura de emprego, o seu perfil no LinkedIn deve estar sempre atualizado. E isso implica mais do que ter um bom resumo (aquele sumário inicial), uma boa fotografia, um perfil completo (em termos de cargos ocupados, competências, formação, etc.) ou até recomendações. É certo que é isso que os recrutadores procuram no seu perfil, mas quem disse que tem que ficar à espera que o procurem ou encontrem no LinkedIn?!

Sim, a ideia desta plataforma é funcionar como um ponto de encontro entre empresas/recrutadores e profissionais. Mas não só. Também pode ser uma forma de se dar a conhecer e de “se mostrar” a vários e (quiçá?!) potenciais empregadores. É por isso que deve estar sempre atento às novas aplicações disponibilizadas pelo LinkedIn e – claro! – tirar partido delas.

Recentemente, a plataforma voltou a desenvolver mais algumas atualizações às quais deve estar atento, pelo menos se quiser maximizar e tirar todo o partido do seu perfil (e mais ainda se nos seus planos estiver encontrar um novo emprego). Ora veja.
 

1. Destaque das competências

O LinkedIn dá agora aos recrutadores a possibilidade de limitar a pesquisa de candidatos pelas suas competências. Ou seja, o campo agora chamado “Competências e Recomendações”. A verdade é que se este campo já ajudava a otimizar as pesquisas, mais o faz desde as mais recentes atualizações que a plataforma desenvolveu. Agora os já podem pesquisar especificamente por candidatos com um determinado leque de competências, que aqui vão funcionar como palavras-chave. Por isso, se ainda não atualizou as suas competências trate já de o fazer.

 

2. Possibilidade ver os contactos nas ofertas de emprego

Ou seja, atualmente sempre que acede a uma determinada oferta de emprego na qual esteja interessado, vai poder ver quais os profissionais que conhece dentro daquela empresa e com os quais pode entrar em contacto. Isto é particularmente importante, se pensarmos que o networking é uma das ferramentas mais importantes no recrutamento e é para isso que serve o LinkedIn. E se for um subscritor premium (uma modalidade paga) ainda pode aceder a mais informação, como: quais as pessoas que trabalham na mesma posição nessa empresa (ou posições similares) e aceder a algumas das tendências de recrutamento dessa mesma empresa.

 

3. Novas possibilidades de interação nos grupos do LinkedIn

Se é daqueles que desvaloriza a participação em grupos no LinkedIn, pense duas vezes. Ser ativo nestes grupos é uma boa forma de se destacar e conseguir mais visualizações no seu perfil.  Agora, além de esteticamente mais apelativos, os grupos permitem ainda que insira imagens e envie mensagens diretas aos restantes membros.

 

4. Novo sistema de mensagens

Sim, o sistema de mensagens também foi alterado. Tal como os grupos, também está mais apelativo visualmente, mas não só. Agora funciona como uma espécie de chat onde pode interagir mais facilmente com os utilizadores.  Isto sem falar que agora pode anexar fotos e outros documentos as suas mensagens. Mas atenção! Ainda que este novo sistema seja – de certa forma – um convite a tornar as conversas mais casuais, tenha sempre em mente que em última instância o LinkedIn é uma rede social profissional e que ainda assim há parâmetros e regras de etiqueta a seguir.

 

Siga as últimas tendências do LinkedIn

Longe vai o tempo em que o recrutamento passava pela pesquisa de ofertas em sites de emprego ou anúncios de jornal. Atualmente, muito do processo de recrutamento é feito online e passa inevitavelmente pelo LinkedIn.

De facto, o LinkedIn é uma das mais poderosas ferramentas profissionais da atualidade e, por isso, é importante que saiba como tirar o máximo partido do seu perfil. Conhecer e saber usar as novas possibilidades e ferramentas que a plataforma lhe disponibiliza é uma boa forma de se destacar.


Veja também: