Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
06 Jun, 2016 - 09:33

50 novos alimentos saudáveis

Júlia de Sousa

Se quer ter uma dieta equilibrada, saiba quais são os novos alimentos saudáveis que deve incluir na lista de compras.

50 novos alimentos saudáveis

Sabe o que têm em comum o côco, o queijo de cabra, o limão ou as batatas roxas? Todos fazem parte da lista dos 50 novos alimentos saudáveis elaborada pela revista Time. E nós dizemos-lhe quais são.

Os novos alimentos saudáveis: o Top 50

Quando se fala numa alimentação saudável é impossível não citar um ou outro alimento e os seus benefícios específicos. Uns porque ajudam a controlar o colesterol, outros porque são ricos em fibras, outros ainda porque – pelas suas propriedades – podem ajudar a prevenir doenças. 

Certo também é que de tempos a tempos lá surgem novas listagens com os alimentos mais ou menos saudáveis, com estes ou aqueles benefícios.

A revista Time elaborou uma que contou com a ajuda da nutricionista Alicia Romano, onde listou os 50 novos alimentos mais saudáveis que devem ser incluídos na alimentação. Uns são mais “clássicos” e outros completas novidades, queprometem agradar a todos os palatos. Saiba quais são.

  1. Harissa  – É uma pasta feita com alho, picante, azeite e especiarias, muito usada para comer com ovos estrelados, na sopa e/ou com batatas. 
  2. Queijo de cabra  – perfeito para acompanhar qualquer alimento, tem um elevado teor de ferro e é um dos queijos menos calóricos.
  3. Pipocas  – São ricas em fibra e pouco calóricas desde se consumidas sem açúcar (ao natural).
  4. Côco  – Rico em potássio, pode ser usado em várias receitas.
  5. Bife de vaca  – Fonte de proteínas e ferro, o bife ainda contém uma baixo teor de gordura saturada a suficiente. Mas atenção: é para consumir com moderação.
  6. Manteiga clarificada  – É rica em proteínas. Mais a manteiga aquecida permite retirar a espuma branca e assim eliminar a gordura a mais e assim ser usada para substituir o óleo e o azeite nos cozinhados.
  7. Salmão enlatado – Rico em ómega-3 e vitamina D, pode ser um bom substituto do atum enlatado.
  8. Espirulina – É uma alga que pode ser usada nos batidos ou nos cereais matinais. É rica em vitaminas e tem propriedades antioxidantes, além de ser pouco calórica.
  9. Limão – Rico em vitamina C, pode ser usado como tempero ou em limonadas, por exemplo.
  10. Tofu – Rico em cálcio, proteína e ferro, pode ser usado em saladas, por exemplo.
  11. Folhas de dente de leão – São uma boa fonte de vitaminas B e C, cálcio, ferro e potássio. Também podem ser usadas em saladas ou assados.
  12. Batatas roxas – Ricas em potássio, são também um bom antioxidante.
  13. Leveduras nutricionais – São ricas em aminoácidos, zinco, selénio, vitamina B, proteínas e fibras. Podem ser usadas com pipocas, azeite, especiarias ou em molhos (como pesto).
  14. Ostras – Famosas por serem consideradas afrodisíacas, as ostras têm muito mais para dar. É que são também uma boa fonte de proteínas, ómega-3, ácidos gordos, ferro, cálcio e vitaminas B12.
  15. Manga rica em antioxidades. 
  16. Morangos – São uma boa fonte de vitamina C e outros nutrientes essenciais para o metabolismo e ossos. Podem ser consumidos ao natural, em sumos, sobremesas e até saladas, por exemplo.
  17. Amoras – Outra fruta também rica em fibras, manganésio, vitaminas C e K. Benéfica para o sistema imunitário, pode ser consumida de variadíssimas formas.
  18. Alcachofra  – Rica em ácido fólico, fibras, vitaminas C e K e alguns antioxidantes.
  19. Chucrute  – É um repolho fermentado. Rico em fibra e vitaminas, pode ser uma boa alternativa para quem precisa de cálcio ou sódio.
  20. Esparguete de abóbora  – Rico em vitaminas A e C, cálcio e fibras, contém também um elevado teor em água.
  21. Maçãs – Podem ser comidas ao natural, assadas, cozidas, em saladas, etc. Por serem ricas em fibras, contribuem para diminuir os níveis de colesterol.
  22. Bacalhau – É um dos ex libris da nossa culinária. Rico em ómega-3, é um bom aliado para a saúde.  
  23. Ruibarbo – Rico em vitaminas e ácido fólico, pode ser usado em imensas receitas.
  24. Folhas de beterraba – Uma boa fonte de vitaminas e cálcio, podem ser uma boa alternativa para incluir em saladas e sopas.
  25. Couve-flor roxa – Tem todos os  benefícios nutricionais da couve-flor e ainda é um bom antioxidante.
  26. Endívia – Contém um elevado teor de inulina, fibras e vitaminas. Pode ser usado em saladas, por exemplo.
  27. Ervilhas – São ricas em fibras e vitaminas. E podem ser consumidas de várias formas.
  28. Milho – Nutricionalmente falando, é muito semelhante à maçã. E também ele pode ser consumido de várias formas.
  29. Abóbora – Rica em fibras e proteínas, pode ser usada em várias receitas. Mas atenção não deite fora as sementes, é que elas também são benéficas e contêm muito potássio e magnésio.
  30. Kimchi – É um alimento coreano. Em termos nutricionais assemelha-se ao chucrute e ainda contém probióticos.
  31. Azeitonas – Se gosta de azeitonas, saiba que elas são um bom alimento para a saúde do cérebro e para ajudar a regular os níveis de colesterol.
  32. Espargos – São pouco calóricos e são ricos em vitaminas essenciais para bom funcionamento do organismo.  
  33. Figos – Se gosta de figos temos boas notícias para si, além de muito versáteis, os figos são ricos em vitaminas.
  34. Couve-rábano – Rica em fibra e potássio, é pouco calórica e pode ser usada em várias receitas.
  35. Filé-mignon – Rico em zinco, vitaminas e proteínas, é benéfico para a saúde cardíaca, desde que consumido com moderação.
  36. Café – Se consumido com moderação, é benéfico. Tudo graças às suas propriedades antioxidantes.
  37. Kombucha – Trata-se de uma bebida fermentada, rica em probióticos e benéfica para o sistema digestivo.
  38. Trigo sarraceno – Rico em proteínas e fibras, o trigo sarraceno não contém glúten. Pode ser usado para substituir o arroz ou a farinha em bolos, por exemplo.
  39. Raízes de gengibre – Pode ser usado para abrandar as náuseas e a sensação de fraqueza. Já quanto ao uso é variado. Pode usá-las em pratos de peixe ou saladas, por exemplo.
  40. Tahine – Feito com sementes de sésamo, é rico em fósforo, potássio e cálcio.
  41. Manjericão de folha larga – Rico em antioxidantes e vitaminas, pode ser usado em molhos, massas ou saladas, por exemplo.
  42. Pistachos – Ricos em antioxidantes (como a luteína ou betacarotenos) e vitamina A, são benéficas para a visão. Sem falar que são deliciosos.
  43. Espelta – Rico em  fibras, vitaminas, manganês e magnésio, a espelta é um alimento muito completo em termos nutricionais.
  44. Sementes de girassol – São uma boa fonte de vitamina E, essencial para o bom funcionamento do sistema imunitário.
  45. Salsa – A sua composição nutricional faz da salsa um bom aliado do sistema imunitário e nervoso.
  46. Flocos de chili – São bons para dar um gostinho picante aos seus pratos e ainda beneficiar das suas fibras, proteínas e hidratos de carbono.
  47. Menta – É mais do que um alimento que pode dar sabor aos seus pratos. Graças à sua composição nutricional pode evitar viroses e problemas intestinais.
  48. Cenouras – As de cor laranja são ricas em vitamina D. As de outras cores têm propriedades antioxidantes. Por isso trate de as incluir na sua lista de compras.
  49. Manteiga de amendoim – Mais do que saber bem, a manteiga de amendoim também faz bem, por conter fibra e proteínas.
  50. Amaranto – É uma semente sem glúten, mas rica em fibras, o que faz dele uma boa opção para quem sofre de doença celíaca.

Agora que conhece a lista, não deixe de tirar partido dos benefícios destes (mais ou menos) novos alimentos saudáveis e incluí-los na sua dieta. 

Veja também:

Artigos Relacionados