Publicidade:

5 novos truques para a Siri

Aprenda os novos truques para a Siri que chegaram com o iOS 11. Este assistente tem agora uma voz mais natural e faz traduções mais rápidas.

5 novos truques para a Siri
Novos truques do iOS 11 para a Siri

A Apple apresentou novos truques para a Siri quando lançou o iOS 11, no outono de 2017. Existem 5 novas funcionalidades que não vai querer perder.

O assistente pessoal da marca americana tem novas ferramentas devido aos avanços no que toca a machine learning e a inteligência artificial. Para além dos novos truques, a voz da Siri foi melhorada: é mais clara, natural e expressiva.

Já tem o iOS 11? Confira 11 novos truques para a Siri


1. Recomendações pessoais para as aplicações de origem

A Siri agora mantém um registo dos interesses do utilizador. Usando dados dos tópicos acerca dos quais o utilizador pesquisou, a Siri junta informação para depois dar sugestões personalizadas em apps de origem como Safari, Maps, Mensagens e Notícias. Sempre que pesquisar, o assistente vai dar sugestões e corrigir palavras.

2. Traduções

A Siri agora é especialista em traduções rápidas, dominando o Inglês, Cantonês, Alemão, Italiano, Francês e Espanhol. Mais línguas serão adicionadas. Usar este truque é simples. Basta perguntar à Siri “como digo” ou “traduz” e depois dizer a frase que pretende ter traduzida e a língua em que a quer. O assistente vai dizer a tradução, para que a possa ouvir, e também mostrar uma tradução por escrito.

3. Melhoria de integração com outras apps

Os developers do iOS melhoraram a forma como a Siri interage com outras aplicações, sendo que agora está disponível para o ajudar mesmo quando não a está a usar de forma ativa. A Siri vai trabalhar com apps externas como OmniFocus 2, Evernote, Citi Mobile e criar códigos QR no WeChat.

4. Voz melhorada

De acordo com a Apple, a nova voz (quer a masculina, quer a feminina) é mais natural e expressiva. Foram ajustados as entoações, ênfase e tempo, de forma a que as frases não soem tão robóticas e artificiais.

5. Escrever à Siri

A maioria das pessoas usa os assistentes de voz em privado. Para mudar um pouco esta tendência, a Apple criou a funcionalidade de comunicar com a Siri por escrito, em adição da comunicação por voz.

A Siri é capaz de muitas outras tarefas como fazer contas, criar e eliminar alarmes, abrir aplicações, dizer o estado do tempo, enviar emails, enviar mensagens e fazer telefonemas, pedir um Uber, dizer-lhe onde estacionou o carro, transferir dinheiro, ajudar a tirar selfies, fazer reservas em restaurantes, comprar bilhetes para o cinema, identificar músicas, etc.

Este assistente pessoal foi muito melhorado com o iOS 11, mas talvez ainda não seja o suficiente para igualar o Alexa ou Google Now. A melhoria de voz, que agora é mais natural e menos robótica e as traduções são grandes trunfos. Por outro lado, a eficácia das sugestões em apps nativas ainda tem de ser provada.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.