Conheça o número da Segurança Social de atendimento aos cidadãos

Quer entrar em contacto com a Segurança Social e não sabe como? Então gostará de saber que há um número da Segurança Social específico para atendimento.

Conheça o número da Segurança Social de atendimento aos cidadãos
Linha especificamente criada para o efeito

O número da Segurança Social, uma linha especificamente criada para o atendimento aos cidadãos, permite, através de uma chamada telefónica, um atendimento personalizado e/ou o atendimento automático. Saiba aqui qual é o número da segurança social, como funciona e o horário de atendimento.

Número da Segurança Social – qual é?

Como referido, a linha Segurança Social dispõe de um número que lhe permite um atendimento personalizado e/ou um atendimento automático. Se precisar de tirar dúvidas ou expôr qualquer situação, o número da Segurança Social para o qual deve ligar é o 300 502 502, precedido do +351 se estiver a ligar do estrangeiro.

O custo da chamada é o equivalente ao valor de uma chamada para a rede fixa, de acordo com o plano de tarifário que dispõe.

O atendimento automático está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Já o atendimento personalizado está apenas disponível nos dias úteis das 9 às 17 horas.

Número da Segurança Social: como funciona?

Mesmo que opte pelo atendimento personalizado, o seu primeiro contacto ao ligar 300 502 502 não será com um assistente. Primeiro terá de escolher uma das seis opções disponíveis (seis assuntos distintos), clicando na respetiva tecla:

  • Tecla 1 para “Inscrição, Admissão de Trabalhadores, Remunerações, Contribuições e Trabalhadores Independentes”;
  • Tecla 2 para “Subsídios e Prestações Sociais”;
  • Tecla 3 para “Pensões, Complemento Solidário para Idosos e outros Complementos”;
  • Tecla 4 para “Cartão Europeu de Seguro de Doença e Certificados de Reforma”;
  • Tecla 5 para “Apoio informático na entrega de Declaração de Remunerações e na Segurança Social Direta”;
  • Tecla 6 para “Marcação de atendimento presencial”.

Relativamente ao atendimento automático, depois de ligar o número da Segurança Social deverá escolher a opção ”Subsídios e prestações sociais”. De seguida deverá efetuar a sua autenticação, através do NISS e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social.

Se ainda não o tiver, pode obter o código no portal Segurança Social Direta, seguindo os passos: “Perfil” | “Contactos com a Segurança Social” | “Código de acesso para atendimento telefónico”.

Depois de se autenticar, no atendimento automático da Segurança Social poderá obter informações sobre os valores e datas de pagamento das seguintes prestações e apoios sociais:

 

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