Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

5 números que indicam a sua saúde

Índice de Massa Corporal (IMC), perímetro abdominal, tensão arterial, colesterol e glicemia. Conheça os valores indicados e saiba onde vive o perigo.

5 números que indicam a sua saúde
O guia para descobrir se tem a saúde em dia

Os números da saúde não mentem e são a grande bússola para determinar como anda a sua saúde. Conheça as 5 regras matemáticas que deve seguir e cumprir para passar longe de uma série de problemas como doenças do coração e obesidade.

Aconselhe-se com o seu médico sobre a periodicidade com que deve vigiá-los.



5 números da saúde que vai querer seguir



1. Perímetro abdominal

<80cm para a Mulher
<94cm para o Homem

Esta é a medida para descobrir se há risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade. A medida desta área é um indicador de alerta. Fique atento à gordura concentrada na zona abdominal. 

Para medir corretamente, utilize uma fita métrica à volta do abdômen, fixada na parte superior do osso da anca.

 


2. Tensão arterial

<128/80mmHg

Se os seus valores estão entre os 120/180mmHg e os 139/89mmHg, está na fronteira e é preciso estar atento. Estes valores são considerados pré-hipertensão. Caso os valores apresentados sejam superiores a 140/90mmHg, está hipertenso. Em ambos os resultados, existe o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

 


3. Colesterol total

< ou = 190mg/dl

O seu colesterol total é calculado com base nos números que mostram os valores HDL, colesterol LDL e outros componentes lipídicos. Quando existem níveis elevados de colesterol, há riscos associados à doença coronária e outras patologias.

Para se guiar, os valores recomendados são:
  • Triglicéridos <150mg/dl
  • HDL (ou Bom Colesterol) > ou = 100mg/dl
  • LDL (ou Mau Colesterol) <100mg/dl

 


4. Glicemia (em jejum)

< ou = 99mg/dl

Este número é o principal indicador do risco de diabetes e, portanto, um alerta para as doenças cardiovasculares. Se quer fugir a complicações graves, faça uma análise ao sangue e conheça o nível de glicose (açúcar) que apresenta.
 



5. Índice de massa corporal

Entre 19 e 25

Um índice de Massa Corporal(IMC) superior a 30 corresponde a excesso de peso. Se o número sobe para além dos 40, estamos a falar de obesidade mórbida. 

Para calcular o seu IMC, utilize a seguinte fórmula:
IMC= Peso (Kg) / Altura²


Se, após conhecer os números da saúde, verificou que apresenta qualquer alteração indesejada ou tem excesso de peso, tente reduzir um mínimo de 5% do seu IMC, reduza o sal, evite açúcares e bebidas alcoólicas, elimine o tabaco e trace um objetivo para o seu corpo. Movimente-se, por exemplo, a caminhar 10 mil passos por dia.

Veja também: