8 frases que nunca deve dizer a alguém com depressão

Será que sabe lidar com uma pessoa depressiva? Saiba o que nunca deve dizer a alguém com depressão.

8 frases que nunca deve dizer a alguém com depressão
Saiba como ajudar quem sofre com esta doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão e os especialistas garantem que as mulheres têm três vezes mais possibilidade de desenvolver este problema. Ou seja, se nunca passou por um caso de depressão, é provável que conheça alguém que viva ou tenha vivido com esta doença.

A verdade é que nem sempre é fácil lidar com o problema. Será que sabe falar e lidar da melhor forma com alguém que sofre de depressão? Para o ajudar, compilamos uma lista com as frases que nunca deve dizer a uma pessoa com depressão. Pense bem antes de dizer o que quer que seja.

8 que não deve dizer a quem sofre de depressão

Os números são claros (e assustadores): por ano, cerca de 400 mil portugueses sofrem de depressão e um terço desses casos não recebe qualquer tratamento. A estatística é da Aliança Europeia Contra a Depressão, que calcula que 7,9% dos portugueses sofrem desta doença. Saiba que frases deve evitar dizer a uma pessoa com depressão.

1. “Anima-te”

De acordo com os especialistas, esta frase apenas serve para desvalorizar a doença e para que o paciente se sinta menos capaz, já que está apenas a banalizar o seu quadro clínico. Quem sofre de depressão não consegue simplesmente animar-se.

O que dizer: “Lamento que não te sintas bem. Posso fazer alguma coisa para ajudar?”.

2. “Faz um esforço para melhorares”

Um dos principais sintomas da depressão é a perda de interesse pelas atividades que antes nos davam prazer. Por isso, esta é uma das frases a não dizer a quem sofre de depressão. A inércia acontece à conta da doença que acaba por limitar toda a vida do paciente (deixa de encontrar motivos para desempenhar qualquer tarefa diária, mesmo as mais simples). Assim sendo, o importante é que tente motivar o paciente para a concretização das tarefas.

O que dizer: “Tenta, estou aqui para ajudar”.

3. “Há pessoas que estão piores do que tu”

Ainda que possa ser verdade, o paciente está a passar por tempos difíceis e o seu sofrimento não deve nunca ser desvalorizado. Os especialistas garantem que esta frase é uma espécie de “atestado de incompetência” ao estado de saúde do doente.

O que dizer: “O que estás a sentir é real e não deves sentir vergonha disso”.

4. “A tua vida é ótima. Por que razão não estás feliz?”

Os especialistas dizem que a depressão não é o oposto da felicidade e que não pode ser medida pelo que temos ou não temos. Dinheiro, amigos, uma família dedicada e uma carreira profissional de sucesso não chegam para acabar com a doença.

O que dizer: “Eu percebo que estás a sofrer. Podes contar comigo para o que precisares”.

5. “Devias sair de casa mais vezes”

É verdade que o isolamento pode aumentar o risco de depressão mas não nos devemos esquecer que cada pessoa lida com a doença de maneira diferente. Os especialistas dizem que frases tão assertivas e com uma carga tão autoritária devem sempre ser evitadas.

O que dizer: “Gostarias de ir dar um passeio comigo?”.

6. “Deixa de te fazer de vítima”

Mais uma das frases a não dizer a quem sofre de depressão. Com esta frase está a desvalorizar a doença e a responsabilizar o doente pelo que sente.

O que dizer: “O que posso fazer para que te sintas melhor?”

7. “Estás a fazer-me sentir mal”

Viver com alguém que tem depressão não é fácil, todos sabemos disso. De qualquer das formas não se sinta no direito de fazer qualquer tipo de acusação e de culpar o paciente do seu estado menos positivo. Este tipo de frases vai apenas deixar o doente ainda mais envergonhado e a pensar que é o culpado pela doença. O mais importante é que seja compreensivo.

O que dizer: “Estou aqui para ajudar no que precisares”.

8. “A vida nem sempre é justa”

Mais uma das frases a não dizer a quem sofre de depressão. Todos os pacientes têm noção de que a vida nem sempre é justa. Os especialistas garantem que lembrar os doentes deste facto não ajuda a ultrapassar a depressão.

O que dizer: “Eu sei que estás a sofrer e estou orgulhoso por estares a lutar todos os dias para ultrapassar a doença”.

Veja também: