O que nunca dizer num processo de negociação salarial

Saiba o que nunca dizer num processo de negociação salarial para não sair prejudicado!

O que nunca dizer num processo de negociação salarial
Fuja destes tópicos!

Está a chegar aquele momento em que sente que tem abertura para marcar uma reunião com a sua chefia e pedir um aumento. Ou até está numa entrevista de emprego e está mesmo a antever que vai surgir uma proposta concreta.

Tudo está a correr sobre rodas até que diz algo que não cai muito bem… Josh Doody, especialista em negociação e autor do livro “Negociar o salário sem medo” dá uma ajuda sobre o que nunca dizer num processo de negociação salarial.

5 erros a evitar na negociação salarial

A eterna questão: expectativas salariais

Esta deve ser uma das questões mais típicas em ambiente de entrevista de emprego. Pois bem, fuja dela! E porquê? Porque se adiantar um valor nessa altura, dificilmente sairá depois dessa “caixa” de valor e não conseguirá negociar.

Valores integram o que nunca dizer num processo de negociação salarial quando falamos de uma etapa inicial de recrutamento, pois vai “minar” os passos seguintes. Tente fugir de forma elegante dizendo que se encontra entre x e y, dando algum espaço para negociar. Claro está que não vai dar números gigantescos, sob o risco de ser eliminado à partida.

Pedir desculpa

Aqui está também o que nunca dizer num processo de negociação salarial: desculpe! O ser humano por natureza não se sente muito confortável em processos de negociação. Mas temos de nos adaptar e encará-los com a maior naturalidade possível.

Poder de negociação é também uma competência importante e valorizada por muitas empresas. Não seja arrogante, mas mostre firmeza!

Palavras na negativa

Tente colocar tudo na positiva! Em vez de dizer “esse valor não funciona para mim”, experimente algo como “sentir-me-ia mais confortável se conseguíssemos chegar a outro valor”. Vai ver que a reação é mais positiva. Atitudes positivas geram reações positivas!

Sim, a ser usado com cautela

Da mesma forma que não deve usar palavras negativas, deve ter cuidado com a palavra “sim”. Admirado? Pois bem, fazem-lhe uma proposta que parece boa demais para ser verdade. Mas não se esqueça: os recrutadores não fazem nada ao acaso! Aproveite para tentar negociar mais um pouquinho!

Adiar, nem pensar!

Não deixe pontas soltas ou por negociar para depois do contrato estar firmado! “Tratamos disso depois” é também o que nunca dizer num processo de negociação salarial pois pode ser bastante negativo para si. Aproveite que tudo está em aberto para colocar os pontos nos “is” e tentar que as coisas sejam o mais benéficas para si.

Agora que já sabe o que nunca dizer num processo de negociação salarial ganhe coragem e marque a tal reunião! Boa sorte!

Veja também: