PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Nutricosméticos: conheça as cápsulas da saúde

A nutricosmética que prometem eliminar rugas e celulite têm conquistado as mulheres. Saiba mais sobre os nutricosméticos, quando usar e quais os benefícios.

Nutricosméticos: conheça as cápsulas da saúde
A promessa de um verdadeiro estímulo ao organismo

Cada vez mais vendidas e consumidas em todo o mundo, as chamadas cápsulas da beleza podem ser a esperança para manter uma pele jovem e saudável. Já ouviu falar dos nutricosméticos?

Sair de casa sem o pequeno-almoço, almoçar a salada da dieta e jantar uma sopa seguida de fruta. Será a nossa rotina o suficiente para manter mente e corpo saudáveis? O dia a dia torna difícil suprir todas as necessidades vitamínicas, opcionais e obrigatórias, e mesmo com uma alimentação disciplinada, a verdade é que o século 21 veio tornar a nossa missão impossível. 

E se a receita para eliminar o problema viesse em cápsulas? Um gole de água e uma dose diária que permitisse ao nosso organismo ingerir grande parte dos nutrientes que exige para existir em bom funcionamento. Simples assim.

Parece milagre, mas não é. Descubra os benefícios de apostar nas pílulas mágicas. 
 


O que é um nutricosmético?

Conhecidas como as cápsulas da beleza, elas são uma verdadeira bomba de saúde e prometem combater a oxidação dos tecidos, eliminar as carências nutricionais e turbinar as funções da pele. O resultado? Beleza restaurada com a pele do rosto e corpo em dia. Os nutricosméticos contêm vitaminas, minerais, carotenoides e flavonoides, entre outras substâncias poderosas para o nosso organismo.
 


Como funciona?

O segredo está na sua fórmula. A maior parte dos nutricosméticos à venda tem substâncias antioxidantes na sua composição. Essas substâncias são conhecidas, principalmente, por ajudarem a retardar os sinais de envelhecimento prematuro.

São elas:
  • Compostos como as vitaminas A, C e E
  • O licopeno (encontrado no tomate)
  • Os bioflavonoides (presente nas frutas cítricas e uvas escuras
  • As catequinas (está no chá verde, uvas e morango)
  • O ácido fenólico (presente em cenouras, brócolos e grãos integrais)
  • A quercetina (vem das cascas de uva e vinhos)
 

Qual a eficácia?

Grande parte dos médicos dermatologistas acredita que os nutricosméticos valem mesmo a pena. Eles são fonte de vitaminas e minerais que, por serem apresentados em forma química, permitem a melhor absorção dos nutrientes pelo organismo.

Eles são considerados um recurso interessante por tratar a beleza como uma questão “de dentro para fora”. Para os especialistas no assunto, é essencial associar a condição da pele à sua saúde. 

Mas atenção: os nutricosméticos só têm efeito se existir uma deficiência nutricional, e não fazem milagres. Para reduzir e prevenir as rugas e a celulite é necessário rever hábitos e adotar um estilo de vida saudável. 
 


A partir de que idade pode ingerir as cápsulas?

Não há uma idade estipulada como certa para iniciar o uso de vitaminas em cápsulas. O importante é saber se existe a necessidade de inserir suplementos vitamínicos na rotina e descobrir quais. Fazer análises ao sangue auxilia no processo de definição da melhor terapêutica.
 


Qual é a melhor hora/forma para a toma dos nutricosméticos?

  • Ferro e cálcio não combinam, então, tome em separado;
  • Vitaminas lipossolúveis (a, d e k) devem ser ingeridas ao almoço ou jantar;
  • Ferro e vitamina C ficam muito bem juntos, pois um intensifica o poder do outro;
  • Fibras alteram a absorção das vitaminas. Evite ingerir vitaminas quando come cereais, por exemplo.
 

As cápsulas podem ser ingeridas sem indicação médica?

Elas podem parecer inofensivas, e ingerir beleza em cápsulas pode ser uma grande ideia... Mas fique atento: os nutricosméticos podem oferecer riscos quando mal utilizados e combinados. Eles devem ser administrados com prescrição médica. 
Consulte um especialista e evite os efeitos indesejados. 

Veja também: