O franchising low cost

O franchising low cost surge como uma forte alternativa a quem quer abrir o seu próprio negócio. Saiba quais são as características deste tipo de um franchising.

O franchising low cost
O franching low cost é cada vez mais frequente actualmente

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

O franchising assume-se como uma fórmula de negócio de passagem de testemunho com uma contrapartida financeira. Isto é, alguém que tenha uma fórmula de sucesso de determinado negócio, replica essa fórmula por outros potenciais investidores. Surge agora o franchising low cost.

 

Franchising de baixo investimento

Mais recentemente, o franchising abriu portas a uma alternativa que faz todo o sentido nos dias de hoje: o franchising low cost. Se pretender criar o seu próprio negócio e quiser apostar num caminho de sucesso, poderá equacionar a hipótese de apostar num negócio low-cost. 

Segundo os dados do Instituto de Informação em Franchising, os negócios low cost têm tido uma forte adesão em Portugal, nomeadamente numa fase em que a crise potencia uma procura constante a tudo o que é low-cost.

 

Franchising low cost: vantagens e desvantagens

Apesar do franchising ser um negócio em grande crescimento e com inúmeras vantagens, traz também algumas desvantagens. Saiba quais são. 

 

Vantagens

- Formação inicial

- O Apoio na concepção e construção de toda a infraestrutura do negocio.

- Apoio no financiamento

- Possibilidade de apoio para divulgação (publicidade)

- Supervisão continua e apoio à gestão

 

Desvantagens

- O facto de não ser um negócio totalmente independente

- O projecto obriga a cumprir as normas do master

- Existe a possibilidade de haver limitações territoriais

- O custo inicial é elevado

- O termo e duração do contrato pode não ser flexível

- O risco pode ser muito grande, em caso de insucesso

 

Antes de se aventurar num negócio em modelo franchising, estude bem as regras e os modelos de negocio disponíveis. Cada master tem o seu código de conduta e o investimento inicial poderá variar de negócio para negócio nos diferentes ramos de actividade. 

 

Poderá tirar aqui algumas dúvidas.

 

O Franchising em Portugal

O negócio franchising tem tido sempre índices de crescimento positivo em Portugal. Nos mais diversos ramos, o conceito de franchising chegou para ficar e teve desde sedo uma enorme adesão por parte dos portugueses. Nos mais variados ramos, os negócios vão-se multiplicando, embora nem todos tenham conseguido singrar.

 

Veja também: