Publicidade:

Saiba o que a cor dos olhos pode revelar sobre a saúde

É possível diagnosticar estados de saúde através de vários sinais dados pelo nosso corpo. Os olhos são órgãos que nos fornecem algumas dessas pistas.

Saiba o que a cor dos olhos pode revelar sobre a saúde
Esteja atento aos sinais que o seu corpo lhe dá

Diz-se que os olhos são o espelho da alma. Mas, mais do que isso, os olhos podem ser esclarecedores relativamente à saúde. Desvendamos alguns dos sinais e “segredos” que os olhos escondem.

17 problemas de saúde que a cor dos olhos pode indicar


Melanoma da úvea

Pessoas com olhos azuis, verdes ou acinzentados têm maior probabilidade de ter melanoma da úvea, que é um cancro nessa zona específica do olho.

Mas não fique alarmado. Ainda que as pessoas de olhos claros tenham maior tendência para ter este tipo de cancro, as probabilidades são baixas.

Perda de audição

perda auditiva

Alguns estudos indicam que, em ambientes mais barulhentos, pessoas com olhos de tonalidade azul têm maior propensão à perda de audição do que as pessoas de olhos castanhos.

Crê-se que se deve ao facto de as pessoas de olhos castanhos terem mais melanina que, para além de proteger a pele, pelos vistos também protege de níveis sonoros mais elevados.

Sinal de AVC ou infeção

Como todas as partes do nosso corpo, é natural que uma pupila possa ser ligeiramente maior que a outra. Mas, por vezes, essa diferença de tamanho pode significar que há alguma alteração, como problemas no sistema nervoso, um AVC ou uma infeção.

Vitiligo

O vitiligo é uma despigmentação da pele, caracterizada por manchas de pele branca bem delimitadas e com tendência para a simetria. É menos comum em pessoas de olhos azuis.

Dependência alcoólica

beer drink friends beber alcool

Um estudo de 2015 apurou que as pessoas com olhos azuis têm mais tendência para beber álcool, assim como para ficarem viciadas nele.

Endometriose

Mais uma vez, as pessoas com olhos azuis são as mais afetadas. Mais concretamente, as mulheres. A endometriose é a doença em que o endométrio – camada que reveste o útero – se desenvolve noutra zona, como nas trompas, por exemplo.

Síndrome de Waardenburg

Se os seus olhos são maioritariamente castanhos, mas têm partes azuis pode querer dizer que tem síndrome de Waardenburg. Trata-se de uma doença genética que pode levar à perda de audição, assim como alterações na pigmentação da pele, cabelo e olhos. Algumas características faciais, como olhos e a ponte do nariz mais largos, são também sinais desta síndrome.

Reação à terapia

terapia terapy

Aparentemente, a tonalidade dos olhos indica como é que cada pessoa poderá reagir à terapia. Enquanto uma pessoa de olhos escuros reage melhor a uma terapia mais rígida, pessoas com olhos claros adaptam-se melhor a terapias que se ajustem de acordo com a evolução do indivíduo.

Degeneração macular

Pessoas de olhos claros tendem a ter este problema mais facilmente, com o passar da idade. Esta é uma doença da retina e pode causar perda de visão.

Acumulação de toxinas

Quando a íris está amarelada revela-nos que o organismo está intoxicado e com falta de energia. A acumulação de toxinas gera má oxigenação e dificuldade em eliminar essas mesmas toxinas.

Cataratas

cataratas

Um estudo australiano diz que pessoas com olhos castanhos têm o dobro da probabilidade de ter cataratas.

Predisposição para diabetes

Um estudo europeu de 2011 sugere que pessoas com olhos azuis e pele mais clara têm maior probabilidade de ter diabetes.

Outro sinal importante: imagine que os seus olhos são um relógio. Na zona onde veria as 18h, caso haja uma lacuna na íris, significa que há uma predisposição diabética.

Desporto

boxe desporto sports

No desporto, em casos em que seja preciso reação a ações externas, como no boxe ou na defesa (no futebol), pessoas com olhos castanhos são frequentemente melhor sucedidas.

Já as pessoas de olhos azuis têm melhor desempenho em ações em que sejam eles a controlar a ação do início ao fim, como no golf ou no bowling.

Colesterol

A presença de um círculo esbranquiçado à volta da íris indica acumulação de sais inorgânicos e colesterol no organismo.

Pupilas que demonstram inteligência

Ainda há estudos a serem desenvolvidos sobre este tema, mas os especialistas acreditam que pupilas maiores são sinal de mais inteligência porque costumam estar associadas a cérebros que trabalham melhor.

Tolerância à dor

trabalho de parto dor labor

Ao observar mulheres durante o trabalho de parto, cientistas concluíram que as que têm olhos escuros ficam angustiadas mais facilmente, reagindo mais à dor e sentindo-a mais intensamente, acabando por, mais facilmente, entrarem em depressão.

Fraqueza nos tecidos

Cada zona da íris corresponde a uma área específica do corpo. As pequenas manchas castanhas indicam fraqueza nos tecidos de determinadas áreas do organismo, devido à acumulação de toxinas.

Veja também: