O que é a TANL

Os depósitos a prazo têm várias taxas associadas. Uma delas é a TANL e é fundamental que saiba o que significa e como a calcular.

O que é a TANL
De que forma as taxas influenciam os depósitos quanto recebemos de juros?

A TANL (Taxa Anual Nominal Líquida) é a taxa que está associada ao rendimento pago após um ano de investimento. A TANL representa o valor dos juros associados a um depósito depois de serem descontados os impostos associados ao mesmo.

É uma taxa muito comum, uma vez que vem sempre associada a qualquer investimento a prazo que se faça. 

Como funciona?

É simples. Se o investimento no depósito a prazo for de um ano, o cliente recebe a totalidade dos juros que correspondem à TANL. O que é preciso ter presente é que o valor real que o cliente recebe é sempre referente a esta taxa, que é o valor já com os devidos descontos feitos para os impostos.

TANL Vs. TANB

Agora que já sabe o que é a TANL, certamente se questiona sobre a outra taxa que também aparece muitas vezes nos anúncios dos bancos dos depósitos a prazo. Nós explicamos-lhe a principal diferença entre as duas.

A TANB ou Taxa Anual Nominal Bruta é a taxa nominal sem estarem descontados os impostos. No entanto, para saber efectivamente quanto vai ganhar com os juros do seu depósito a prazo, é necessário que subtraia à TANB a parcela de IRS que está associada aos juros. O resultado desta subtração é o valor da TANL. A diferença entre uma e outra é simples, a TANB é o valor ainda bruto, com impostos e a TANL é o valor já liquido, livre de impostos e aquele que o cliente irá realmente receber.

Saiba que: A retenção na fonte da TANB é feita automaticamente pelo banco.

Como calculo a TANL?

Se quer saber concretamente quanto vai receber de juros pelo seu depósito a prazo, aprenda a fazer as contas. Nós mostramos-lhe a fórmula correcta: 1-0,215*TANB = TANL

Actualmente, a retenção na fonte é de 25%, que é o valor indicado em cima como referência para o cálculo.

Veja também: