O que é a taxa de juro? Como calcular?

As taxas de juro estão presentes em todo o lado na nossa vida. Aprenda mais sobre elas e de que forma as pode calcular e gerir.

O que é a taxa de juro? Como calcular?
As taxas de juro são fundamentais para compreender a gestão do dinheiro
  • Sabe como se calcula a taxa de juro? Tem ideia do que é uma taxa de juro nominal ou efectiva? Neste artigo poderá saber mais sobre este assunto

É comum ouvirmos falar no dia a dia em taxas de juro. Elas estão em todo o lado e fazem parte da nossa vida, muitas vezes sem sabermos bem como ou sem termos procurado ainda o verdadeiro significado.

A verdade é que existem muitas taxas de juro diferentes e associadas a coisas distintas, como por exemplo as taxas de juro aplicadas aos créditos ou aos bens de consumo.


Mas o que é, afinal uma taxa de juro?


Taxa de juro

De forma reduzida e simplificada podemos dizer que uma taxa de juro significa o custo que o dinheiro poderá ter quando associado a um empréstimo feito por uma entidade.


Em qualquer crédito existem taxas de juro associadas que é preciso ter em conta na altura de solicitar um crédito, seja crédito de habitação ou outro.

Existem, porém, algumas taxas de juro que é preciso ter em conta quando se solicita um crédito ou se pensa em investir o dinheiro em aplicações.


Taxa de juro nominal

A taxa de juro anual nominal (TAN) é taxa mais comum, uma vez que é ela que aparece em todos os contratos de crédito e de aplicações bancárias. Esta taxa é aplicável com um horizonte temporal de um ano e é fixada pelo banco.

O seu valor não depende de qualquer indexante.


Taxa de juro efectiva

A taxa de juro anual efectiva (TAE) significa o valor real que será pago em juros. Quando faz um crédito bancário cujos juros são pagos num período de tempo inferior a um ano, esse valor será superior à taxa nominal.

A TAE surge quando, num crédito, existem seguros e comissões a juntar à taxa anual nominal. A TAE acaba por dar ao cliente um valor mais aproximado com o que ele irá, efectivamente, pagar, tendo a vantagem de não acrescentar encargos com impostos.

Veja também: TAEG, o que é e para que serve?


Como calcular a taxa de juro

O Banco de Portugal apresenta um bom exemplo de cálcular a taxa anual efectiva.

Num empréstimo a 30 anos (360 meses) com uma TAN de 5% o valor da TAE é:

TAE = (1+TAN/12)^(12)-1 = (1+0,004167)^12-1 = 5,12%
 

Se pretender calcular a sua taxa de juro, clique aqui

 
 
Veja também: