Publicidade:

O que é a taxa de juro e como calcular

Seja para as dívidas, seja para a poupança, a taxa de juro pode sempre causar confusão. Entenda o que é a taxa de juro e como calcular.

O que é a taxa de juro e como calcular
TANB e TANL: saiba qual é a diferença

Se considera fazer um depósito a prazo, mas não sabe muito bem o que é a taxa de juro e como calcular os ganhos resultantes do investimento, não se preocupe. Nem todos os detalhes das operações financeiras são simples de entender e, muitas vezes, algumas siglas podem parecer confusas.

O que é a taxa de juro e como calcular

taxes

Para saber qual será a remuneração de um depósito a prazo, ou seja, qual será o valor dos juros a receber pelo investimento, é preciso primeiro saber qual é a taxa de juro praticada nos depósitos pela instituição financeira escolhida. Só depois disso poderá saber o que é a taxa de juro e como calcular.

É igualmente necessário ter em conta o valor a ser aplicado, o prazo do depósito e a taxa do imposto que incide sobre os juros que serão pagos pela instituição.

Qual é a diferença entre as taxas de juro

TANB

Esta é a taxa de juro dos depósitos, e a sua sigla significa que é uma taxa:

Anual: pois expressa a remuneração do depósito no período de um ano;

Nominal: pois é fixa e não varia por conta da inflação;

Bruta: pois não considera o imposto que vai incidir sobre os juros.

TANL

Esta taxa é também anual e nominal, mas líquida. Isto significa que incorpora a retenção de impostos, 28% no caso de ausência de regime especial, e corresponde diretamente aos juros que o investidor não chega a receber.

Esta taxa de imposto é calculada de maneira diferente para pessoa singular e empresas.

Cliente singular: é aplicada a taxa de rendimento sobre pessoas singulares: 28% para pessoas singulares com domicílio fiscal em Portugal continental ou Madeira e 22,4% para pessoas singulares com domicílio fiscal nos Açores.

Empresas: é aplicada a taxa do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas: 25% para empresas com domicílio fiscal em Portugal continental e Madeira e 20% para empresas com domicílio fiscal nos Açores.

Taxa de juro nominal e real

taxa de juro

Um detalhe muito importante para quem deseja fazer do depósito a prazo um investimento lucrativo é a consideração sobre a taxa de juro nominal e real. A taxa nominal é uma taxa de juro simples e é a responsável por evitar que o montante aplicado perca valor com o tempo e as oscilações do mercado, como a inflação. Quando esta taxa de juro nominal é corrigida da inflação, é que obtemos a taxa de juro real.

Esta taxa de juro real representa a diferença entre a TANL e a taxa da inflação.

Veja também: