O que é o ISOFIX?

Sabe o que é o ISOFIX? Esta maravilha moderna permite aumentar a segurança dos seus filhos enquanto conduz, sem complicações.

O que é o ISOFIX?
Saiba o que é e como funciona

Transportar crianças no carro pode ser muito difícil, e por vezes sentimos que nem um tanque era o suficiente para as proteger. Apesar de não termos acesso a tanto, existe o sistema ISOFIX, que nos ajuda a proteger as nossas crianças, facilitando a vida aos pais que têm de conduzir com as pequenas pestes no carro.
 

Como funciona o isofix?

O ISOFIX é um sistema utilizado a nível mundial que pura e simplesmente se certifica que a cadeira de criança fica presa ao carro como deve ser, de modo a evitar por estar ligeiramente solta, em caso de acidente. Não se compara a um tanque, mas é eficiente.

O sistema tem duas linguetas que se encaixam no carro e fixam a cadeira, o que poderia implica já não precisar de utilizar o cinto de segurança, mas este pode e deve ser utilizado sempre que tal seja possível. O sistema tem confirmação sonora e visual de que está bem instalado, e os modelos mais modernos têm também uma fixação superior ou um pé de apoio, o que faz deles mais estáveis.

O sistema já vem incorporado na maior parte dos carros modernos e deve ser sempre utilizado. Graças a testes de segurança, já foi comprovado que este sistema é seguro, mas infelizmente nem todas as cadeiras compatíveis com este sistema permitem o uso de cinto de segurança.

 

Qual a vantagem?

A grande vantagem do sistema é o fato de ser fácil de utilizar, permitindo assim fixar facilmente a cadeira de criança ao carro, o que aumenta a segurança dos seus filhos em caso de acidente ou de travagem brusca. 

O cinto de segurança precisa de ser utilizado corretamente para ser seguro para crianças, e muitas vezes não o é. Como tal, a fácil instalação do ISOFIX permite evitar erros que podem ter consequências catastróficas.


Considerações

Para saber se o seu carro está equipado com este sistema deve verificar o manual de instruções. Pode também procurar o símbolo do sistema ISOFIX no veículo.

Apesar de ser seguro, este sistema não está instalado em todos os carros em circulação por ser relativamente moderno, o que também significa que cadeiras apropriadas a este sistema são mais caras.

No caso de o seu carro não estar adaptado e de não ter possibilidades financeiras de comprar um carro que esteja, o melhor a fazer é aprender a prender a cadeira com o cinto de segurança para garantir que o seu filho está seguro durante a viagem. A segurança vem em primeiro lugar.
Aproveite a promoção de Seguro Automóvel LOGO - Faça a simulação sem qualquer compromisso >>
Veja também: