O que é o prémio de seguro?

Quando contratualizar um seguro, convém ter presentes alguns conceitos, como por exemplo o prémio de seguro. Este não é mais do que o valor a pagar pelo seu seguro.

O que é o prémio de seguro?
O que é e como pagar o prémio de seguro. Esteja atento

O que é?

Um prémio de seguro é um termo que se houve falar muito frequentemente quando se faz um contrato com uma seguradora. A verdade é que todos os contratos têm associados um prémio de seguro. Mas o que significa afinal este prémio? Não é mais do que o preço do seguro. Este valor é acordado entre seguradora e segurado e significa que há uma contrapartida da cobertura acordada que inclui tudo o que é definido previamente. Assim sendo, o prémio de seguro inclui:

  • Encargos da cobertura do risco;
  • Despesas de aquisição e gestão do contrato de seguro e também de cobrança;
  • Custos associados com a emissão da apólice.

Saiba que:
1. Ao prémio de seguro ainda tem de somar impostos e taxas a pagar pelo tomador de seguro acrescendo assim impostos fiscais e parafiscais.
2. Se o contrato acabar antes do período que foi estabelecido inicialmente, o tomador do seguro tem direito à devolução de parte do prémio já pago.

Como pagar?

O prémio de seguro pode ser pago das seguintes formas:
  • Em dinheiro;
  • Por cheque bancário;
  • Por transferência bancária;
  • Por vale postal.

Quando deve ser pago?

O prémio deve ser sempre pago na data de celebração do contrato. Se o prémio não for logo pago na totalidade na altura de celebração do contrato, deve ser dividido em mensalidades, sendo que as mesmas devem ser pagas nas datas estabelecidas no contrato. Esta dinâmica também é aplicada nos prémios anuais seguintes e nas respectivas prestações.

E se houver atraso no pagamento, quais as consequências?

Quando o prémio ou a respectiva prestação não forem pagos na data devida, o contrato acaba automaticamente. Assim sendo, não poderá haver cobertura dos riscos previamente contratualizados. Na maioria dos seguros, os riscos não ficam cobertos enquanto não for pago o prémio.

Veja também: