Descubra o que é o prémio de seguro e os passos a seguir

Quando contratualizar um seguro, convém ter presente alguns conceitos, nomeadamente o que é o prémio de seguro.

Descubra o que é o prémio de seguro e os passos a seguir
O que é e como pagar o prémio de seguro

Se está a pensar em proteger um bem seu, tem de saber o que é o prémio de seguro. Era bom que fosse um prémio para si, mas infelizmente não é nada disso. Trata-se do valor que a seguradora recebe. Mas vamos por partes.

O que é o prémio de seguro?

premio-de-seguro

Há seguros para tudo e mais alguma coisa – para o carro, para a casa, para objetos, de saúde, de vida, enfim, uma panóplia deles. E o seguro não é mais do que um contrato entre a seguradora e a pessoa ou entidade que celebra o seguro – o tomador do seguro.

Neste acordo, a seguradora responsabiliza-se por cobrir as despesas de determinados riscos, assumindo o pagamento de indemnizações ou do capital seguro em caso de acidente. Mas atenção que os seguros podem ter cláusulas muito específicas e diferentes entre si.

Sobre o que é o prémio de seguro, de uma forma muito simples, podemos dizer que é o preço do seguro. Por norma, inclui:

  • Os custos da cobertura do risco;
  • Os custos de aquisição e gestão do contrato e de cobrança;
  • Os encargos relacionados com a emissão da apólice.

Mas não basta saber o que é o prémio de seguro. A esse valor acrescentam-se os impostos e taxas, que também ficam a cargo do tomador.

Pagamento do prémio de seguro

O prémio de seguro pode ser pago:

  • Em numerário
  • Com cheque
  • Por transferência bancária
  • Por vale postal
  • Com cartão de crédito
  • Com cartão de débito
  • Através de outro meio eletrónico de pagamento

À partida, o prémio de seguro é pago na data em que o contrato é celebrado, a menos que se defina uma outra. Também as prestações do prémio inicial são acordadas entre ambas as partes, caso não seja pago na totalidade, tal como os prémios anuais seguintes.

Atraso ou não pagamento do prémio de seguro

premio-de-seguro

Se não pagar o prémio inicial ou a primeira prestação, caso opte por fazer o pagamento parcelado, o contrato é automaticamente cessado. Isto significa que não chega a existir cobertura dos riscos. Se pagou o prémio inicial, mas os prémios anuais seguintes não são pagos, não se dá continuidade ao contrato.

Cessação antecipada do contrato

premio-de-seguro

Quando se celebra o contrato com a seguradora, é acordado um período pelo qual este será válido. Mas pode sempre cessar o contrato antes do tempo previsto. Quando isso acontece, por norma, o tomador do seguro tem direito à devolução de parte do prémio pago.

O valor a receber é proporcional ao tempo que falta para terminar o prazo do contrato, a menos que o tomador e a seguradora tenham definido outros termos.

Veja também: