O que é o regime pós-laboral e como candidatar-se

Quer saber o que é o regime pós-laboral e se existem grandes diferenças em relação ao regime diurno de frequência universitária? Nós temos a resposta.

O que é o regime pós-laboral e como candidatar-se
Tudo o que deve saber sobre o regime pós-laboral

Hoje em dia, as instituições de Ensino Superior têm apostado no aumento da oferta formativa. Mas afinal de contas, o que é o regime pós-laboral? Quais as diferenças em relação ao plano de estudos tradicionais?

Nos últimos 30 anos, o paradigma do Ensino Superior em Portugal mudou drasticamente e, atualmente, o número de vagas e de alunos a frequentar as universidades e politécnicos é cada vez maior.

Em Portugal, segundo o Eurostat, o número de licenciados entre os 30 e os 34 anos tem aumentado gradualmente desde 2002 (eram 31,95% em 2015). Contudo, estes números ainda estão longe da média europeia para 2020 (a taxa deverá fixar-se nos 40%). Hoje em dia, o aumento de vagas e dos regimes de frequência universitária têm ajudado a aumentar estes números.

O que é o regime pós-laboral?

É fácil explicar o que é o regime pós-laboral, até porque não existem grandes diferenças em relação aos cursos praticados no chamado “regime normal”.

A grande diferença é o horário, já que todas as aulas são concentradas em regime noturno, permitindo a quem já tem um emprego fixo que consiga conciliar o trabalho e os estudos.

Ainda assim, a frequência no regime pós-laboral não é exclusiva a trabalhadores. Qualquer aluno que termine o secundário pode concorrer diretamente para o Ensino Superior neste regime.

estudante regime pós laboral

O que é preciso fazer para frequentar uma licenciatura em regime pós-laboral?

Antes de mais, garanta que o curso que pretende funciona em regime pós-laboral. Ainda que a oferta formativa neste regime esteja a aumentar, sobretudo graças aos Politécnicos, nem todas as instituições de Ensino Superior permitem a frequência de licenciaturas (e mestrados) em regime pós-laboral.

Depois de confirmada esta informação junto dos serviços administrativos das respetivas Universidades ou Politécnicos, o processo de candidatura segue os trâmites legais em vigor em Portugal.

Para ingressar numa licenciatura ou mestrado em regime pós-laboral deve concorrer através do Concurso Nacional de acesso ao Ensino Superior ou através de algum dos regimes especiais e locais.

Existem pré-requisitos?

Como em qualquer regime de frequência no Ensino Superior, para ser colocado em pós-laboral tem de concluir com sucesso as provas de acesso e esperar que a média final seja suficiente para entrar no curso que deseja.

Assim sendo, não é difícil perceber o que é o regime pós-laboral: o que muda é apenas o horário de frequência das aulas e o número de vagas disponíveis.

Se está a pensar frequentar (ou voltar para) o Ensino Superior, desejamos-lhe boa sorte na sua próxima aventura académica.

Veja também: