O que é um tomador de seguro?

Na altura de contratar um seguro, convém ter conhecimento dos termos e respectivas funções. Distinga um tomador de seguro de um segurado.

O que é um tomador de seguro?
Já ouviu falar na expressão "tomador de seguro?" Saiba o que é
  • Um tomador de seguro é diferente de um segurado.

Os seguros têm termos muito complexos que por vezes aparecem na vida das pessoas e não se conseguem decifrar. Ao falar-se em seguros, é importante conseguir identificar os conceitos associados aos mesmos, de forma a perceber esta linguagem das seguradoras.
Saiba distinguir a diferença entre tomador de seguro e segurado.
 

Tomador de seguro: o que é?

Quando falamos em tomador de seguro, podemos dizer que o tomador é aquela pessoa que se compromete a cumprir a obrigação contratual junto do segurado. Quando há uma entrega do produto, do serviço ou da obra, a mesma é feita pelo tomador de seguro. No fundo, o tomador de seguro é a pessoa que celebra o contrato de seguro com a empresa de seguros, por exemplo no caso de um seguro automóvel.  
 
Tome nota
  • Qualquer emissão de apólice é solicitada pelo tomador de seguro
  • O tomador de seguro é o responsável pelo pagamento do prémio ao segurado
 

O segurado

Se falarmos em tomador de seguro, é também importante falarmos do segurado. O segurado é a entidade ou a pessoa que fica segurada. O contrato de um seguro é sempre feito segundo o interesse de alguém. Essa pessoa é a segurada.
 
Tome nota
  • A apólice se um seguro visa a protecção de um segurado, embora não seja ele que faça a sua aquisição do seguro.
  • O risco recai sobre o segurado
 

Quais os principais deveres do tomador de seguro?

  • Em caso de acidente de trabalho, o tomador deve preencher a participação de acidente de trabalho prevista legalmente e a enviá-la ao segurador no prazo de 24 horas a contar desde a altura em que tomou conhecimento.
  • Em caso de acidentes mortais, o tomador de seguro deve participar imediatamente ao segurador os respectivos danos.
 
Veja também: