O que é uma apólice de seguro?

Há inúmeros factores associados a um seguro automóvel. Quando contrata um seguro, é importante que saiba quais os procedimentos e documentos associados. A celebração de um contrato de seguro requer a validação de uma apólice de seguro.

O que é uma apólice de seguro?
Uma apólice de seguro é o documento de validação de um contrato de seguro automóvel

A apólice de seguro é um documento existente entre seguradora e segurado que formaliza o contrato. Este documento é preenchido pelo tomador do seguro e é um formulário já existente para o respectivo efeito.

O que deve constar numa apólice de seguro?

Para além dos campos já definidos no formulário, uma apólice de seguro tem de incluir as condições do contrato de seguro acordadas entre as partes, tem de ser datada e assinada devidamente por ambas as partes.

Quais as condições da apólice de seguro?

Existem três condições de uma apólice de seguro que devem ser definidas: as condições gerais, especiais e particulares.

Condições gerais:

Representam as várias cláusulas contratuais apresentadas pela seguradora. Nestas condições podemos ter acesso a aspectos básicos do contrato do seguro, como por exemplo as exclusões gerais, os direitos e obrigações das partes.

Condições especiais:

Representam o conjunto de cláusulas que serve de complemento às condições gerais. São também muitas vezes reconhecidas como coberturas adicionais.

Condições particulares:

Representam o conjunto de cláusulas que adaptam o contrato à situação concreta de um tomador do seguro. Normalmente são condições que asseguram os seguintes pontos:
  • As coberturas das condições especiais que foram escolhidas;
  • Os valores do capital seguro acordados;
  • As franquias associadas;
  • Os beneficiários;
  • As características relevantes das pessoas ou dos bens seguros;
  • A data de início do contrato

Veja também: 4 dicas para encontrar o melhor seguro automóvel

Quando é que é celebrado o contrato do seguro?

O contrato do seguro e respectiva apresentação da apólice do seguro são feitos quando a seguradora aceita a proposta do cliente. Quando se dá esta confirmação, a seguradora emite a apólice de seguida.

Também lhe pode interessar: