Saiba o que fazer antes de cancelar um cartão de crédito

Quer cancelar o cartão de crédito porque paga taxas, não utiliza ou sente que promove a compra por impulso? Saiba o que fazer antes de cancelar um cartão.

Saiba o que fazer antes de cancelar um cartão de crédito
Fique a par de todos os procedimentos necessários

O que fazer antes de cancelar um cartão? Antes de mais, deve sempre cancelar um cartão de crédito em situações de perda, roubo, extravio ou desistência. Nos primeiros casos pode efetuar o processo por telefone ou até online, mas no último caso pode ter de se deslocar a uma agência bancária.

Assim, se os benefícios e descontos dados pelo cartão não são benéficos ou adequados para si, se sabe que há alternativas melhores no mercado com taxas inferiores, ou se simplesmente não quer ter cartão, então é hora de desistir, mas não se esqueça que há um conjunto de procedimentos a tomar antes de o fazer. Confira as nossas dicas sobre o que fazer antes de cancelar um cartão.

O que fazer antes de cancelar um cartão: 5 procedimentos

o-que-fazer-antes-de-cancelar-o-cartao

1. Tenha a certeza de que pretende mesmo cancelar o cartão

Como qualquer assunto que envolva dinheiro, a decisão deve ser bem ponderada. Não tome a decisão por impulso. Antes de cancelar o cartão coloque na balança os prós e os contras dessa decisão. Lembre-se que ao cancelar o cartão vai perder as eventuais vantagens associadas à fidelidade com o mesmo, bem como, caso pretenda posteriormente adquirir outro cartão, não conseguir o mesmo valor de crédito disponível, entre outras vantagens.

2. Use os pontos ou outras recompensas disponíveis no cartão

Habitualmente, se cancelar o cartão perde os pontos, milhas, ou outro tipo de recompensas associadas à utilização do referido cartão. Assim, quando pensar o que fazer antes de cancelar um cartão, não se esqueça de usar as suas recompensas disponíveis em cartão. Por outro lado, se pretender contratar outro cartão, da mesma instituição de crédito, pode tentar transferir os pontos, descontos ou vantagens do antigo para o novo cartão.

3. Mude as transferências automáticas associadas ao cartão

Antes de cancelar o cartão, certifique-se de que altera os pagamentos automáticos que estejam associados ao mesmo. Cancele esses pagamentos e mude para pagamentos automáticos de um outro cartão. Aconselha-se que veja o extrato do último ano para não se esquecer de alterar todas as ordens de pagamento automático.

4. Pague a totalidade do seu saldo

Pode cancelar o cartão ainda antes de pagar a totalidade do saldo, mas não é aconselhável. Lembre-se que ainda é responsável por fazer os seus pagamentos mínimos regulares enquanto não liquidar o saldo, e o não pagamento implica juros. Assim, se possível, pague o saldo do seu cartão na íntegra antes de cancelar o cartão.

5. Comunique todos os utilizadores autorizados

Não se esqueça de alertar todos os usuários autorizados de que cancelou o cartão, pois depois de o fazer o cartão fica inutilizado. Ou seja, se numa compra alguém tentar utilizar o cartão este será recusado.

Além destes cinco pontos, verifique também a confirmação do cancelamento do cartão e de que está tudo liquidado, para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Veja também: