O que fazer depois da perda total do veículo num acidente

Saiba o que fazer depois da perda total do veículo. Não deixe apenas que as coisas aconteçam

O que fazer depois da perda total do veículo num acidente
Dicas para lidar com a situação

Previna todas as más surpresas com os melhores Seguros AutomóvelSe esteve num acidente em que se deu a perda total do veículo que conduzia, então é possível ter direito a ser indemnizado. No entanto, não é fácil lidar com a situação e muitos condutores acabam por cometer erros que levam à perda da indemnização a que têm direito.

Pode ser uma grande dor de cabeça, mas se souber como agir tudo será melhor e passará mais rápido.
 

Quando já não vale a pena reparar o seu veículo


1. Contacte a seguradora assim que possível

Depois de passar o choque inicial do acidente em que se deu perda total do veículo, e de verificar que está tudo bem consigo e com qualquer outra pessoa envolvida, ligue para a seguradora e conte-lhes tudo o que aconteceu, sem omissões, sem mentiras e sem vergonha.

A reivindicação de perda total não é coisa leve. A transparência e a honestidade vão ser úteis no processo, tanto no resultado final como na rapidez do mesmo. Não vai querer passar uns mesitos a andar de autocarro enquanto espera.

 

2. Mande o carro para a oficina

Aproveite que está ao telefone com a seguradora e fale com eles sobre a oficina para onde vai mandar o carro, ou siga a preferência que lhe é dada, se for o caso. Certifique-se que o carro vai para uma oficina na qual tem a mínima confiança. Se não conhecer a oficina para onde vai, procure opiniões online.

 

3. Mantenha a comunicação com a seguradora

Não se esqueça que na perda total do veículo, o seu aliado é a seguradora. É importante manter a comunicação, expressar as suas preocupações e esclarecer dúvidas que possa ter durante o processo. Não tenha vergonha, afinal você paga por uma razão, mais vale tirar proveito dela.

Normalmente depois do carro ir para a oficina quem manda é a seguradora, mas pode sempre tentar estar o mais presente possível no processo, ganhando a oportunidade de participar e esclarecer dúvidas.

 

4. Mantenha-se informado

A sua melhor arma no caso de perda total do veículo é a informação. Informe-se acerca dos seus direitos, do valor do carro, de como a sua seguradora costuma lidar com o assunto e da cor de caneta que usam para escrever – tudo o que conseguir. 

Faça telefonemas, seja chato. Se estiver bem informado, poderá contestar decisões que considere más com argumentos construtivos, e poderá mudar o rumo do processo a seu favor, caso seja necessário. Mantenha a boa educação, e conseguirá resolver tudo.
 

Use o nosso simulador para um Seguro Auto à sua medida !


Veja também: