AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O que fazer no trânsito enquanto vai para o emprego?

As manhãs são difíceis e as filas de trânsito diárias são o pior do seu dia? Saiba o que fazer no trânsito e torne as suas manhãs mais produtivas e agradáveis.

O que fazer no trânsito enquanto vai para o emprego?
Como rentabilizar o tempo de viagem?

Apesar da existência de um serviço de transportes públicos de qualidade nos grandes centros urbanos em Portugal, muitas pessoas, por diversas razões, optam por levar o carro para o emprego. Nas cidades com mais trânsito, isso revela-se um verdadeiro problema, porque faz com que, todos os dias, as pessoas percam pelo menos uma hora nos trajetos de ia e de volta. Saber o que fazer no trânsito pode ajudá-lo a rentabilizar o tempo, seja ou não o condutor!
 

O que fazer no trânsito para rentabilizar o tempo de viagem?

De acordo com muitos estudos, as pessoas que fazem trajetos rodoviários mais demorados para os seus locais de trabalho apresentam maior pressão arterial, maior acumulação de gordura abdominal e sentem-se menos em forma do que aquelas que trabalham relativamente perto de casa. A distância entre a casa e o trabalho é um fator de stress, pelo que importa encontrar estratégias que permitam aumentar a qualidade de vida de quem passa muito tempo no trânsito.

 

1. Partilhar o carro

É uma sugestão simples, mas que funciona. Pergunte aos seus colegas de trabalho se algum deles vive próximo da sua área de residência e combinem partilhar os carros ao longo da semana. Dessa forma, não só terá companhia para conversar durante a manhã, como irá poupar muito dinheiro em gasolina.
 


2. Utilizar o tempo de viagem para desenvolvimento pessoal

Tantas vezes nos queixamos de que temos pouco tempo livre e acabamos por desperdiçar os tempos de viagem a ouvir sempre as mesmas músicas, os mesmos programas de rádio ou mesmo sem fazer nada! Identifica-se com esta situação? Então, não espere mais: ao fim de semana, descarregue para o seu telemóvel podcasts sobre temas de interesse para si, depois, é só adquirir um cabo para ligar o telemóvel ou leitor de MP3 ao seu rádio.

 

3. Preparar-se para o dia de trabalho que está prestes a começar

Se vai de carro sozinho para o emprego, pode aproveitar o tempo para praticar uma apresentação que irá fazer. Falar em voz alta ajuda a organizar e a memorizar informação, pelo que pode tirar partido da situação e repetir para si alguns tópicos importantes em discussão nas reuniões de trabalho desse dia.
 


4 Praticar um idioma

Há muitos anos que quer aprender uma nova língua ou sente que precisa de melhorar o seu francês? Se não sabe o que fazer no trânsito, aproveite esses minutos para tornar um poliglota. Descarregue audiobooks para o seu samrtphone, ligue-o ao rádio e comece a melhorar as suas competências linguísticas!

 

5. Quem canta seus males espanta

Se o que lhe apetece mesmo é relaxar, aproveite que vai de carro e cante. Não só é divertido como é um excelente exercício de memória. Se procura o que fazer no trânsito, pode decorar múscias novas para cantar aos seus filhos, por exemplo! Seja ou não afinado, esta é uma excelente forma de libertar o stress e de começar o dia mais relaxado!

 

6. Troque o carro pela bicicleta

Se nenhuma destas sugestões se mostrar eficaz, experimente os transportes públicos ou, melhor ainda, se for possível, vá de bicicleta! Vai ver que não é só a sua saúde e físico que beneficia do exercício físico como vai tornar-se mais produtivo no trabalho!

 


2 dicas para manhãs mais relaxadas

O trânsito pode ser muito stressante, por isso, é boa ideia encontrar alternativas para conseguir ter manhãs mais produtivas e felizes. Experimente estas duas e é possível que, a partir de hoje, os seus dias fiquem melhores.
 


1. Sair cedo de casa

O que a maioria das pessoas faz é dormir o máximo de tempo possível, e, consequentemente, sair o mais tarde possível de casa, para chegar a horas ao emprego. Pois bem, saiba que deveria fazer o oposto! Começar as manhãs apressado reduz os níveis de bem-estar e de felicidade, porque lhe traz a sensação de que o tempo despendido nos transportes é inútil!

Acordar cedo e sair cedo de casa, aproveitando a viagem, tem um efeito de “empowerment” sobre as pessoas. Porquê? Porque lhes dá opções. Se sair com antecedência pode, por exemplo, decidir ir tomar o pequeno-almoço a um sítio diferente do habitual enquanto lê as notícias do dia. Se sair de casa à pressa, a única opção é ir o mais depressa possível trabalhar.



2. Antecipar imprevistos

Tenha uma pessoa de referência no escritório para avisar quando se atrasa. Se vir que está atrasado, envie uma mensagem a avisar e peça a essa pessoa o favor de lhe adiantar um ou outro assunto mais urgente. Não se esqueça de retribuir o favor!
Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: