10 truques infalíveis para não gastar água

Saiba o que fazer para não gastar água desnecessariamente. Dez truques e dicas para não gastar água.

10 truques infalíveis para não gastar água
O que fazer para não desperdiçar

Falar da problemática da escassez da água, recurso natural indispensável, mas não inesgotável,, parece quase um lugar comum. No entanto, é uma realidade que poderá trazer problemas graves para as gerações futuras. Assim, é responsabilidade de cada um saber o que fazer para não gastar água desnecessariamente.

Com algumas atitudes simples, todos podem contribuir para a conservação deste recurso precioso. Conheça 10 truques e dicas sobre o que fazer para não gastar água desnecessariamente.

O que fazer para não gastar água – 10 truques e dicas

1. À procura dos pingos

É óbvio, mas vale sempre a pena ser lembrado… não deixe as torneiras ou chuveiros a pingar depois de os utilizar e verifique regularmente para ver se estão bem vedados (em bom estado). Uma torneira a pingar pode significar um gasto de cerca de 30 litros por dia.

torneira

2. Enquanto espera

Também é um clássico, mas ainda assim muito negligenciado. Feche as torneiras e chuveiros sempre que está, por exemplo, a lavar os dentes, a fazer a barba ou a ensaboar, e não está a utilizar a água.

3. Vamos a banhos

Substitua os banhos de imersão pelos duches (preferencialmente curtos). Trata-se de uma mudança de atitude que resulta numa enorme poupança de água (cerca de menos 50% de água gasta).

4. Sabe o que é um redutor de caudal?

Instale redutores de caudal nas torneiras e chuveiros de casa para não gastar água desnecessariamente, reduzindo o consumo de água até 50%.

redutor de caudal

5. A lavar o carro

Na lavagem do carro opte por um posto de lavagem automático em detrimento da lavagem manual, que implica maior consumo de água. Se fizer questão da lavagem manual, faça-o com o balde e esponja, recorrendo à mangueira somente para enxaguar a viatura.

6. Descargas duplas

Escolha autoclismos com dispositivos de descargas duplas, em que pode optar pelo caudal adequado. Não faça descargas desnecessárias!

7. Reutilizar!

Sempre que possível, reutilize a água. Por exemplo, a água fria antes do banho pode ser posteriormente utilizada para regar plantas.

regar plantas

8. Cuidado com os pratos

Limpar os restos de comida de toda a loiça que utilizou antes de começar a lavá-la permite poupar no consumo da água. Aplica-se também quando utiliza a máquina de lavar loiça, pois permite utilizar programas de lavagem mais curtos.

9. Nem tudo é mau quando chove

Aproveite a água da chuva (com baldes, reservatórios, etc.) para, por exemplo, lavar posteriormente os pavimentos de casa, o automóvel ou regar o jardim.

10. Máquina cheia

Utilize a máquina de lavar roupa com a carga completa para reduzir a frequência das lavagens.

Veja também: