O que fazer quando o carro não pega

Sabe o que fazer quando o carro não pega? Saber possíveis causas e o que fazer pode fazer a diferença entre ir de autocarro e ter o problema resolvido.

O que fazer quando o carro não pega
Conheça alguns dos problemas mais comuns

É frustrante chegar ao carro de manhã e ver que este não pega. Parece, de imediato, que o dia está estragado e que daí para a frente tudo o que nos espera são dores de cabeça e uma conta a pagar na oficina. No entanto, por vezes o carro não pega devido a problemas fáceis de solucionar, e como tal deixamos-lhe aqui algumas dicas para saber o que fazer em tal situação.

Note que os carros hoje em dia possuem sistemas complexos, e que a quantidade de causas que pode impedir o seu de pegar é superior à apresentada. Neste artigo falamos apenas das mais comuns.
 

O que fazer quando dar à chave não resulta


1. Verifique a bateria

Muitas vezes quando o carro não pega, o problema é a bateria. Basta esquecer-se dos médios ligados quando chega a casa, que de manhã pode não ter sorte quando estiver na altura de ir trabalhar.  Quando isto acontece, precisa apenas de pedir ajuda a outro condutor pois com a sua ajuda e a dos cabos da bateria consegue voltar a ter carga suficiente para o carro trabalhar.

Por outro lado, se não cuidar bem da bateria a corrosão pode vir a impedi-la de funcionar corretamente.
 


2. Veja se tem combustível

Pode parecer óbvio, mas por vezes com as preocupações do dia-a-dia podemos esquecer-nos de dar de beber ao carro, mesmo depois de este nos avisar que é preciso fazê-lo. Noutros casos, o indicador pode não estar a funcionar corretamente e dizer que o carro ainda tem combustível, quando na realidade não tem.
 


3. Consulte as velas de ignição

Por vezes o carro não pega quando as velas de ignição estão sujas e isso afeta o seu desempenho na sua tarefa de produzir a faísca necessária para acender o motor de combustão. Nestes casos, pode experimentar limpá-las com uma escova de aço para solucionar o problema.
 


4. Motor de arranque

Infelizmente por vezes o motor de arranque pode ser a causa quando o carro não pega. No entanto, nestes casos, isto significa que a solução implica a substituição do solenoide, uma peça que transforma eletricidade num movimento mecânico. Nestes casos, o melhor a fazer é ligar ao seu mecânico e preparar-se para apanhar o autocarro ou chamar um táxi. Normalmente quando o problema vem do motor de arranque – ou da bateria – o carro debate-se quando dá à chave, mas não pega.

Veja também:

Continuar a Ler