O que não fazer com a caixa automática: 4 erros para parar já!

Sabe o que não fazer com a caixa automática? Há certas ações que apenas vão levar a despesas desnecessárias, saiba quais são e evite-as.

O que não fazer com a caixa automática: 4 erros para parar já!
Evite despesas desnecessárias

Saber conduzir um carro com caixa automática é importante para qualquer condutor, pois mesmo que o seu veículo tenha caixa de velocidades manual, nunca se sabe se terá um com uma automática no futuro. É, também, preciso saber o que não fazer com a caixa automática, não só em nome da poupança, mas também para garantir a sua segurança.

4 coisas a não fazer com a caixa automática

1. Usar a posição neutral (ponto morto) em descidas

Há muitos condutores que acreditam que, numa descida, podem poupar combustível com a posição N, visto não precisarem de fazer nada para o carro continuar a andar. Em carros modernos isto não o ajuda a poupar, pois estes cortam o combustível quando este não é necessário.

O que na realidade está a fazer é tirar-se a si mesmo algum controle sobre o carro, por circular em ponto morto, o que pode ser muito perigoso, pois poderá precisar de acelerar para se safar de um acidente.

2. Não parar o veículo antes de trocar de posições ao inverter o sentido da marcha

Não podíamos falar sobre o que não fazer com a caixa automática sem mencionar este hábito de alguns condutores, que ao fim de algum tempo sai caro. Ao fazer manobras de inversão de marcha, deve sempre parar o veículo antes de trocar entre o R (reverse) e o D (drive). Não respeitar este processo vai levar a danos que, por sua vez, o vão fazer enfrentar uma conta volumosa para os arranjar.

3. Fazer acelerações em ponto morto

Alguns condutores gostam de acelerar com o carro na posição N para depois passarem à D, sendo então o carro propulsionado para a frente. Esta ação tem de entrar na nossa lista sobre o que não fazer com a caixa automática, pois além de ser perigosa, leva também a sérias despesas. Fazer arranques destes cria muita pressão na transmissão e aumenta o desgaste da caixa.

4. Pôr o carro em ponto morto em paragens curtas

Em semáforos, ou em situações de pára-arranca, há condutores que colocam o carro em ponto morto para pouparem combustível e para evitarem o desgaste. A verdade é que estar sempre a engrenar diferentes velocidades faz parte do que não fazer com a caixa automática, pois assim apenas aumenta o desgaste da mesma. Aquilo que poderia vir a poupar ao fazer isto gastará mais tarde ao ter de arranjar a caixa por causa do desgaste provocado.

Veja também: