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O que não fazer no título do email: 5 dicas

A tentação de tornar o assunto do email apelativo pode levá-lo a cometer erros. Saiba o que não fazer no título do email.

O que não fazer no título do email: 5 dicas
Sobretudo se for um email profissional

Usar um mau assunto no email, sobretudo em termos profissionais, pode deixá-lo mal visto junto dos colegas ou chefe ou até mesmo fazê-lo perder um negócio.

Por isso, convém ter alguns cuidados. O que não fazer no título do email? Não convém ser demasiado vago, usar demasiadas palavras ou ser demasiado agressivo, com o uso de pontuação excessiva, por exemplo. Pense que pode ser frustrante, para quem recebe o email, não perceber minimamente de que é que está a falar.

Deixamos-lhe aqui algumas dicas sobre o que não fazer no título do email.


5 dicas: o que não fazer no título do email 


1.Escrever só “Ligue-me” ou “contacte-me”

Há lá coisa mais frustrante do que receber um email com a expressão “contacte-me” ou “ligue-me” sem qualquer indicação do assunto a que se referem?

O primeiro pensamento é logo que se tratam de más notícias. Em termos de negócios, quase sempre será para dizer que o negócio fica cancelado, que houve um problema numa encomenda, que um funcionário cometeu um erro.

Se vai pedir a alguém que entre em contacto consigo seja mais preciso. Escreva “Ligue-me”, mas acrescente informação que especifique qual o tema da conversa. Por exemplo: “Por favor ligue-me. Houve um problema com uma encomenda”.
Por outro lado, se vai dar uma boa notícia, não se acanhe e coloque isso no título do email. “Ligue-me. Tenho boas notícias”.
 


2.Limitar-se à expressão “Precisamos de falar”

Sempre que um namorado ou namorada usa esta frase é mau sinal não é? Se envia um email com esta expressão o mais provável é que a pessoa do outro lado fique em pânico e pense no pior. Aconteceria o mesmo consigo. Por isso, se está a dirigir-se a um funcionário peça-lhe antes para dar um pulo ao escritório especificando o assunto a discutir.
 


3.Dizer “URGENTE!”

Primeiro, se é urgente, talvez nem sequer devesse estar a utilizar o email. Há formas mais rápidas de colocar a outra pessoa a par do que se passa.

Se ainda assim decidir usar a palavra urgente, não o faça em maiúsculas nem acompanhado com um ponto de exclamação. E acrescente sempre informação sobre qual o tema de tanta urgência. O que nos leva a mais uma coisa que não deve fazer no título do email.
 


4.ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULAS E USAR PONTUAÇÃO EXCESSIVA!!!!!!

Mesmo que se tratem de boas notícias e esteja excitado com a informação que quer fazer passar, escrever em maiúsculas é o equivalente a estar a gritar com a pessoa que está a ler o email. Além disso, dá um ar pouco profissional. Da mesma forma, não é o uso de 500 pontos de exclamação que vai tornar a mensagem mais apelativa. Evite usar pontuação excessiva.
 


5. Dar erros de ortografia

Esta é básica, e vale não só para o título do email como também para o seu conteúdo. Se há coisa que vai fazer alguém não querer abrir e ler um email é ver que há erros logo no campo do assunto. Gralhas também são desaconselhadas. Por isso, antes de clicar em enviar, releia o que escreveu. 

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