Descubra o que o seu browser sabe sobre si

Quer descobrir o que o seu browser sabe sobre si? Siga as nossas dicas… e surpreenda-se!

Descubra o que o seu browser sabe sobre si
Uma verdade inconveniente?

A partir do momento em que nos sentamos ao computador e nos ligamos à internet, começamos logo a deixar vestígios por esse mundo fora. E um dos grandes coletores de dados é mesmo o nosso browser. Ele regista os sites que visitamos, consegue descobrir onde nós estamos, como é que o nosso rato se mexe, as opções que tomamos e até o tempo que passamos em determinado site… Gostava de descobrir o que o seu browser sabe sobre si? Então, siga estas dicas.

Utilize o webkay para descobrir muito do que o seu browser sabe sobre si. E muito daquilo que vários sites também pode descobrir… A sua localização, o sistema operativo que utiliza, o browser pelo qual está a aceder à página, o seu IP… Alguma informação chega a ser assustadora. É como se estivesse do outro lado do mundo e alguém estivesse a controlar aquilo que você faz a cada segundo!

Este site exemplifica muito daquilo que qualquer site pode descobrir sobre si. E até mesmo aquilo que pode descobrir sem o seu consentimento… E se há alguma informação que os utilizadores dão “de barato”, outras podem ser bastante prejudiciais para si ou para os seus.

Para se precaver em relação a estes ataques, utilize extensões que impeçam os sites de recolher informações sobre si. Recupere o controlo sobre as suas ações e navegue na internet de forma mais segura. Se utiliza o Chrome, pode sempre utilizar o ScriptSafe. Se utiliza o Firefox… pode optar pelo NoScript Security Suite. Ambos oferecem excelentes ferramentas para navegar na internet de forma mais discreta. E limitam bastante as informações que o seu browser sabe sobre si.

Pode ainda optar pelo Ghostery, uma extensão que procura bloquear tudo o que é site de recolher informação sobre si. Há para Opera, Chrome, Firefox, Edge e Safari!


Veja também: