O que oferecer na primeira comunhão: 10 sugestões

Foi convidado para uma primeira comunhão e não sabe o que oferecer? É mais uma daquelas prendas difíceis mas nós temos 10 sugestões que vão agradar!

O que oferecer na primeira comunhão: 10 sugestões
Ideias simples que cabem em qualquer carteira

O sacramento da Eucaristia, a par do Batismo e da Confirmação, integra os chamados sacramentos de iniciação cristã. Porém, católicos ou não, por vezes poderá ser difícil eleger o presente mais apropriado para esta festa. Por isso, deixamos 10 sugestões de presentes para oferecer na primeira comunhão.

Dependendo da proximidade que tem com a família, pode ser boa ideia falar com os pais sobre o que criança gosta ou sobre algo que lhe faça falta, para facilitar a tarefa de saber o que oferecer na primeira comunhão. Desta forma, poderá optar por algo útil, que a criança deseja e estime. Contudo, há presentes que ficam sempre bem nesta celebração. Deixamos algumas sugestões.

10 ideias de presentes para a primeira comunhão

De símbolos religiosos, a roupa, a animais ou até jogos. As opções são muitas, para todas as carteiras. É só ter em conta a criança e as suas necessidades. Confira as nossas sugestões

1. Símbolos religiosos

Dado que a primeira comunhão é uma data muito importante na fé católica, poderá fazer sentido oferecer algo relacionado com a religião, como uma bíblia, uma bíblia ilustrada ou o primeiro terço. Optando por esta solução, complemente com algo que não seja religioso.

2. Livros

comunhao livros

Durante a primeira comunhão, a criança já tem 7 ou 8 anos e, como tal, já saberá ler e escrever, pelo que é uma boa altura começar a incutir o vício da leitura. Procure saber quais são os seus autores preferidos ou lembre-se de quais eram os seus e ofereça um ou mais livros. Os livros de aventura, como a coleção do Triângulo Jota, Uma Aventura ou do Harry Potter são, habitualmente, muito apreciados.

3. Relógio

Por esta altura, as crianças começam a aprender as horas, por isso, sugerimos que ofereça um relógio. É um presente que fica sempre bem e que também encontra, nas mais variadas lojas, a valores e modelos que servem a qualquer carteira.

4. Tecnologia

tablet

Os tempos já não são o que eram e, hoje em dia, as crianças parecem já nascer a dominar qualquer aparelho tecnológico. Considere oferecer um leitor de música, uma consola de jogos, um tablet ou até um computador portátil.

Confirme com os pais qual é a sua opinião sobre este tipo de ofertas, verifique se a criança ainda não tem nenhum e, se for um investimento muito pesado para a sua carteira, poderá juntar-se a outros convidados na oferta.

5. Animal

comunhao animais

A partir dos 6/7 anos, a criança começa a ganhar sentido de responsabilidade e de obrigação e, como tal, pode ser uma boa altura oferecer um animal de estimação, desde que fale primeiro com os pais. Um cão, um gato, um peixe, uma tartaruga, um hamster ou um coelho são algumas das opções para qualquer preço ou até de graça.

6. Fotografia

Atualmente, é muito comum fazer sessões fotográficas na altura da gravidez e nascimento das crianças, ficando com uma bonita recordação desse momento. Então, por que não alargar esta tendência para quando são mais velhos? Temos a certeza que os pais vão adorar receber uma sessão fotográfica deste momento especial e, quando os mais pequenos forem crescidos, vão gostar desta recordação.

7. Bicicleta

É muito possível que, nesta idade, a criança ainda não tenha uma bicicleta ou, se a tem, pode já ser demasiado pequena. É uma prenda que não é muito cara, encontra em qualquer supermercado a preços muito simpáticos e que ainda ajuda a criança a praticar um estilo de vida mais saudável. Também pode optar por um skate, trotinete, patins em linha ou até uma prancha de bodyboard.

8. Jogos

comunhao jogos

Sim, nós sabemos que o mundo vive dentro da tecnologia mas, e apesar da nossa sugestão mais acima, pode tentar contrariar isso. Se tem boas memórias dos seus tempos de criança com os jogos de tabuleiro, certamente, gostaria que criança a quem vai oferecer o presente de primeira comunhão também as tivesse, verdade? Então, as opções são muitas: Monopólio, o Scrabble, o Pictionary, o Triviall Pursuit, o Uno ou o Quem é Quem.

9. Anjo da guarda

Para as crianças mais devotas, este presente pode ser bastante apreciado. Está cheio de significado e pode vir sob diversas formas: uma simples estatueta ou um guarda-jóias, por exemplo.

10. Roupa

roupa

Sendo a primeira comunhão uma celebração especial na fé católica, é natural que os pais queiram ver a criança com uma roupa nova, um pouco mais formal quando comparado com a roupa do dia a dia. Poderá oferecer a vestimenta, ou ajudar na sua compra e os pais vão agradecer o gesto.

A primeira comunhão é uma festa religiosa cheia de simbolismo. Ofereça um presente à altura.

Veja também: