O que oferecer na primeira comunhão

Foi convidado para uma primeira comunhão e não sabe o que oferecer? É mais uma daquelas prendas difíceis mas nós temos oito sugestões que vão agradar!

O que oferecer na primeira comunhão
Ideias simples que cabem em qualquer carteira.

Para os católicos, a primeira comunhão é um dia muito importante na vida de uma criança. Nessa data, celebra-se a primeira vez que que a criança recebe, simbolicamente, o corpo e sangue de Jesus Cristo. Pode dizer-se que é a primeira confirmação da sua fé cristã que acontece pelos sete anos. Para a grande maioria das crianças, este é apenas mais um dia de festa onde habitualmente se juntam familiares e amigos para uma grande convívio e celebração deste novo passo.

Dependendo da proximidade que tem com a família, pode ser boa ideia falar com os pais sobre o que criança gosta ou lhe faz falta agora que vai fazer a primeira comunhão. Isto previne que ofereça algo que vai ficar esquecido numa gaveta, que não serve ou as habituais pulseiras e fios de ouro que, muito provavelmente, mais tarde na vida vão ser derretidos para dar vida a outras peças. Se não quer ou tem intimidade suficiente para o fazer, deixamos algumas sugestões de presentes para oferecer na primeira comunhão.
 

8 Ideias de presentes para a primeira comunhão

 

1. Símbolos religiosos

Como dissemos, a primeira comunhão é uma data muito importante na fé católica, por isso, o que faz sentido oferecer está ligado com a religião. É o momento certo para receber a primeira bíblia,   uma bíblia ilustrada ou o primeiro terço. Optando por esta solução, complemente com algo que não seja religioso.
 

2. Livros

Nesta fase, a criança já saberá ler e um bom vício a incutir desde muito cedo é o da leitura. Procure saber quais são os seus autores preferidos ou lembre-se de quais eram os seus e ofereça um ou mais livros. Os livros de aventura, como a coleção do Triângulo Jota ou do Harry Potter, são muito apreciados. 
 

3. Relógio

Por esta altura, as crianças começam a aprender as horas, por isso, sugerimos que ofereça um relógio. É um presente que fica sempre bem e que também encontra, nas mais variadas lojas, a valores que servem a qualquer carteira.
 

4. Tecnologia

Os tempos já não o que eram e, hoje em dia, as crianças parece que já nascem a dominar todo e quaisquer aparelho tecnológico. Considere oferecer um leitor de música, uma consola de jogos, um tablet ou computador portátil. Confirme com os pais qual é a sua opinião sobre este tipo de ofertas, verifique se a criança ainda não tem nenhum e, se for um investimento muito pesado para a sua carteira, junte-se a outros convidados na oferta.
 

5. Animal

Bom, neste caso, é absolutamente fundamental que falem com os pais primeiro, mas suponha que a criança há anos que pede um animal de estimação aos pais? Esta é uma boa altura para o receber já que, simbolicamente, reforça a responsabilidade do momento. Um cão, um gato, um peixe, uma tartaruga, um hamster ou um coelho são algumas das opções para qualquer preço ou até de graça.
 

6. Fotografia

Atualmente, é muito comum fazer sessões fotográficas na altura da gravidez e nascimento das crianças, ficando com uma bonita recordação desse momento. Porque não alargam esta tendência para quando são mais velhos? Temos a certeza que os pais vão adorar receber um sessão fotográfica e, quando os mais pequenos forem crescidos, vão gostar desta recordação. Afinal, quem é que gosta das suas fotografias do dia da primeira comunhão?
 

7. Bicicleta

É muito possível que, nesta idade, a criança ainda não tenha uma bicicleta ou, se a tem, pode ainda ser daquelas muito pequenas. É uma prenda que não é muito cara, encontra em qualquer supermercado a preços muito simpáticos, e que quem a receber vai adorar! Quem diz bicicleta diz um skate, uns patins em linha ou uma prancha de surf, por exemplo.
 

8. Jogos

Sim, nós sabemos que o mundo vive dentro da tecnologia mas, apesar da nossa sugestão acima, pode tentar contrariar isso. O mais certo é a criança não ter nenhum jogo de mesa, por isso, considere oferecer um monopólio, o scrabble, o pictionary, o triviall pursuit, o uno ou o quem é quem.


Veja também: