O que oferecer num batizado

Nem sempre é fácil decidir o que oferecer num batizado. A maior parte dos pais prefere prendas úteis e com algum significado. Atente nas nossas sugestões.

O que oferecer num batizado
Ideias simples para todas as carteiras

Uma das primeiras questões a ter em conta quando pensamos no que oferecer num batizado é a idade da criança. Hoje em dia, nem sempre a criança é batizada em bebé e pode já, por isso, manifestar algum tipo de preferência. Outro aspeto a ter em consideração é o grau de proximidade que temos com a família do bebé.


Presentes de batizado: opte pela utilidade

As tradicionais pulseirinhas e medalhinhas não são exatamente uma má ideia. Estas recordações permanecem no tempo e, mais tarde, a criança vai achar bonito olhar para estas peças e lembrar como era pequenina, ou associá-las a momentos e até registos fotográficos. Contudo, a maior parte dos pais prefere prendas com mais utilidade, uma vez que atualmente os materiais de que uma criança precisa podem ser bastante caros.



Brinquedos educativos

Tendo em conta a idade do bebé, os jogos didáticos disponíveis no mercado oferecem grandes vantagens. Além de se mostrar uma pessoa preocupada com o desenvolvimento físico e psicológico da criança, tem ao seu dispor uma oferta variada e adaptável a todas as carteiras. Escolha um dos imensos laboratórios do science4you, um tapete ou ginásio didático, livros e cadernos para colorir, ou mesmo mini-computadores com atividades pedagógicas.



Utilitários

Se for próximo da família da criança, tente perceber o que lhe faz falta. Pode optar por um conjunto de prato, talher e copo, por uma cadeira de refeições, um parque, uma garrafa térmica, babetes ou peças de vestuário, ou mesmo uma mochila para usar nas saídas com o bebé. Estes objetos são sempre úteis e marcarão a diferença no dia a dia. Ainda na categoria dos utilitários estão todos aqueles materiais de que uma criança precisa nas suas rotinas diárias. Ao presente, pode sempre acrescentar fraldas (do tamanho adequado), cremes, fragrâncias, camisolas básicas ou meias. Agregue tudo numa cesta e ofereça um presente elegante.



Sessão fotográfica

Se preferir uma prenda que perdure no tempo, opte por uma sessão fotográfica. Hoje em dia, estas sessões têm características interessantes, pois além de uma versão física, podem também guardar a versão digital. Acompanhe o bebé e os pais a um fotógrafo especializado ou pode mesmo oferecer a reportagem fotográfica do próprio batizado. Dependendo do que pretende gastar, a escolha é sua.
 


Artesanato

Se é daquelas pessoas que têm imenso jeito para o artesanato, opte por uma peça com um toque pessoal. Pode oferecer um quadro bordado por si, uma manta, uma caixinha para guardar os mais diversos objetos, uma moldura personalizada ou mesmo bolsinhas e cestinhos que são sempre práticos. Mesmo que opte por oferecer apenas dinheiro ou vales de compras, que são sempre bem-vindos pelos pais, pois podem gastá-los onde lhes fizer mais jeito, não se esqueça de os entregar num envelope ou embrulho bonito e original. O mercado está repleto de ofertas de papelaria interessantíssimas para estas ocasiões.

 

Outras sugestões para quem não sabe o que oferecer num batizado

Se a criança já é um pouco mais velha procure saber quais são os seus interesses. Porque não oferecer num batizado uma assinatura de uma revista como a Visão Júnior ou a National Geographic? Ou, ainda, a inscrição numa modalidade que ela queira frequentar?

Por último, e para quem quer participar de uma forma mais íntima no batizado para o qual foi convidado, há alguns presentes que pode ponderar oferecer e que vão, com certeza, agradar aos pais, como a vela ou a toalha do batismo, ou até mesmo o bolo do batizado. Se optar por oferecer a vela, a Casa Loreto ou a Mundo em Papel são excelentes alternativas para encontrar um modelo especialmente bonito. Seja qual for a sua escolha, basta que jogue com a simplicidade, utilidade e alguma atenção ao detalhe e conseguirá, com toda a certeza, saber o que oferecer num batizado.

Veja também: