O que são juros?

Veja o que são juros e quais as operações que a eles estão sujeitas.

O que são juros?
Antes de contrair um crédito, informe-se sobre os juros

Os juros são a remuneração ou o preço do dinheiro. Consistem no montante pago para além do dinheiro emprestado num contrato, por exemplo, de crédito, ou pelo montante recebido como prémio numa determinada aplicação financeira.


Quais são as operações financeiras que implicam juros?

Os juros encontram-se na maior parte das operações financeiras que permitem ao cliente bancário solicitar um crédito pessoal, com o intuito de financiar ou comprar alguma coisa, para a qual não tem o dinheiro necessário, em determinada altura, e que para o conseguir pagará juros à instituição de crédito. Os juros estão presentes também sempre que o cliente aplica o seu dinheiro, por exemplo, num depósito bancário a prazo, recebendo um juro relativo à remuneração do dinheiro que aplicou nesse depósito.


Como são representados os juros?

Os juros são expressos em unidades monetárias (euros). Se o juro é apresentado em proporção do capital fala-se de taxas de juro, a qual se exprime na forma de percentagem (%).


Veja também: O que é a taxa de juro? Como calcular?


Qual a diferença entre taxas de juro activas e taxas de juro passivas?

Designam-se taxas de juro activas, as taxas de juro cobradas pelas instituições de crédito aos seus clientes, uma vez que remuneram o activo das instituições. Já as taxas de juro que as instituições pagam, como remuneração das aplicações dos seus clientes, são designadas de taxas de juro passivas.

Por norma, a taxa de juro activa é superior à taxa de juro passiva. Esta diferença representa a margem financeira das instituições de crédito. Desta forma, e para o mesmo prazo, quando um cliente contrata um crédito, paga uma taxa de juro mais elevada do que quando efectua um depósito ou outra aplicação financeira.

 

Também lhe pode interessar: