O que ver em Nápoles: 5 bairros e ruas imperdíveis

Saiba o que ver em Nápoles: percorra a cidade a pé para uma experiência única, dos bairros mais autênticos às zonas mais nobres. 

O que ver em Nápoles: 5 bairros e ruas imperdíveis
Parta à descoberta da mais genuína cidade italiana

Cada vez mais procurada pelos turistas, Nápoles é uma das cidades mais autênticas e genuínas em Itália. Infelizmente, ainda não conseguiu livrar-se de um certo estigma de criminalidade e insegurança, o que pode dissuadir alguns visitantes. Não existem, no entanto, motivos para que deixe de visitar a cidade. Aconselhamos apenas a que tenha alguns cuidados antes de saber o que ver em Nápoles – que fazem sentido, afinal de contas, em qualquer local do mundo.

O ideal é que visite a cidade durante o dia. À tarde, as ruas enchem-se de gente e trânsito, o que lhe permite experienciar Nápoles tal como ela é. Os napolitanos vivem muito nas ruas, sobretudo em zonas como o Quarteirão Espanhol, e certamente não terá motivos para se sentir alarmado.

Escusado será dizer que deve ter cuidado com os seus pertences. As mochilas são mais seguras que as carteiras, que são muitas vezes puxadas por ladrões em cima de vespas. Evite também máquinas fotográficas caras (do tipo DSLR) e use uma máquina mais modesta. 
Já se sente preparado para percorrer as melhores zonas da cidade? Partamos à descoberta das melhores ruas e bairros que tem que ver em Nápoles.


Bairros, ruas e zonas que tem que ver em Nápoles


Centro Histórico e Spaccanapoli 

spaccanapoli

O Centro Histórico é o núcleo da Nápoles Antiga, fundada pelos gregos. Passear pelas suas ruas estreitas é revisitar vinte séculos de história, e esta herança foi reconhecida em 1995 pela Unesco, que considerou o Centro Histórico de Nápoles Património Mundial. É aqui também que vai encontrar algumas das mais conhecidas atrações da cidade, entre ruas, praças, igrejas e monumentos, entre outros.

Uma das ruas que tem que ver em Nápoles é a apertada e longa Spaccanapoli, que atravessa o Centro Histórico e, vista de cima, parece dividir a cidade ao meio – daí o seu nome, Spacca (divide) Napoli (Nápoles).



Quarteirão Espanhol

O Quarteirão Espanhol é uma das zonas da cidade mais autênticas, com a roupa a secar nos estendais, as pessoas que falam de umas varandas para as outras e as crianças que vão brincando nas ruas. Vale a pena conhecer o Quarteirão Espanhol pela sua autencidade, mas a zona é ainda associada a alguma criminalidade, pelo que é aconselhado não levar muito dinheiro ou objetos caros consigo.

As estreitas ruas do Quarteirão Espanhol desembocam na Praça do Plebiscito, com os seus 25 mil metros quadrados de área e algumas atrações em redor que tem que ver em Nápoles – o Palácio Real, a Basílica de San Francesco di Paola, o Palazzo Sallerno e o Palazzo della Prefettura. 



Chiaia

chiaia

A uma curta caminhada do centro histórico da cidade, o bairro de Chiaia é uma das zonas mais nobres e que tem que ver em Nápoles. Pode fazer um passeio junto ao mar, na zona pedestre do passeio marítimo Lungomare, e avistar o Monte Vesúvio e a ilha de Capri. De seguida, explore a Villa Comunale, um parque cujas origens remontam ao século XVI.

A zona de Chiaia é também uma das melhores para fazer compras em Nápoles. Não saia de Chiaia sem encontrar as duas estátuas de bronze de cavalos e cumprir um ritual conhecido dos locais – vire as costas para o Palácio Real, feche os olhos e tente caminhar entre as estátuas. Se conseguir, terá um futuro recheado de sorte e conquistas. 



Vomero 

O bairro de Vomero fica numa encosta onde vivem as famílias mais privilegiadas de Nápoles, em imponentes vivendas do século XIX e início do século XX. Pode visitar o Castelo de St. Elmo, com o seu forte em forma de estrela que permite vistas de 360 graus sobre a cidade.

Não faltam, aliás, bons locais em Vomero para apreciar as visitas sobre Nápoles. A Villa Floridiana é um parque que também lhe permite observar a cidade, bem como a Península Sorrentina e a ilha de Capri. Chegue a Vomero através dos funiculares Centrale e Montesanto. 



Baía de Nápoles

baía

Não se esqueça de incluir a Baía de Nápoles na lista de zonas que tem que ver em Nápoles. Enquadrada pela Península Sorrentina a sul e a cidade a Norte, a baía, com a sua vista sobre o Vesúvio, não deixa ninguém indiferente. Se tiver tempo, aproveite para visitar as ilhas de Procida, Ischia e Capri, onde pode apanhar banhos de sol junto ao mar. 

Veja também: