AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O seu chefe é psicopata?

O estudo mais recente indica que a percentagem de psicopatas em cargos de chefia pode chegar aos 21%.

O seu chefe é psicopata?
Um em cada cinco chefes pode ser psicopata

O assunto não é novo e já foi objeto de estudo por parte de investigadores de universidades inglesas e norte-americanas. Os mais recentes dados são da Sociedade Australiana de Psicologia que, num seminário realizado em  Melbourne, avançou com a percentagem de 21% de psicopatas entre diretores ou pessoas em altos cargos de empresas em relação ao 1% verificado na restante sociedade.

Segundo os investigadores, a personalidade de um psicopata não é apenas uma caraterística do comportamento criminoso. Há uns anos atrás surgiu o conceito de “psicopata bem-sucedido” que descreve alguém integrado na sociedade, ao nível das relações interpessoais e tratamento afetivo, e sem predisposição para a prática de crime.

A existência de uma maior percentagem de psicopatas entre estes profissionais deve-se à sua inteligência e habilidade para mascarar os traços do transtorno através da manipulação e não revelação da sua verdadeira personalidade em processos de recrutamento.

“O meu chefe parece possuído pelo demo”, “não dá ponto sem nó” e “não olha a meios para atingir fins” podem não ser só desabafos. Podem ser alertas, por isso saiba identificar 5 traços que indicam uma personalidade psicopata. Mas tenha cuidado com os rótulos precipitados, o seu chefe pode apenas não ser especialista em técnicas de gestão.
 

5 sinais de que seu chefe pode ser um psicopata 


1. É egocêntrico

Os seus interesses são a única coisa que importa. Considera-se o mais inteligente, acima de tudo e de todos.
 


2. É manipulador

É fácil para o seu chefe perceber quais as fraquezas, desejos e necessidades das pessoas que o rodeiam e ser encantador quando é preciso. Através da manipulação, consegue levar as pessoas a fazerem tarefas que de outra forma não fariam e com a agravante de não perceberem que estão a ser manipuladas.
 


3. É insensível

Nada consegue abalar as suas emoções, parece não ter medo de nada. Tem um controlo emocional enorme. Não faz elogios ou se o faz não é por um sentimento de boa vontade ou bondade, mas com intenção de usar essa confiança em seu proveito.
Não sente empatia por ninguém, é incapaz de se colocar no lugar do outro.
 


4. Não assume os erros

Este é um dos traços mais comuns em psicopatas. Não aceita responsabilidades e não se foca em resultados. Como é que o seu seu chefe consegue manter a posição? Fácil, mente muito e bem: culpa outros, adultera resultados, rouba as ideias e os louros de outras pessoas.
 


5. Não sente remorsos

Um psicopata não sente culpa, nem remorsos. Não se importa se as suas ações prejudicam outros, decide sem se importar com o sofrimento de terceiros porque o que mais importa a um chefe psicopata é, apenas e só, ele próprio.

Veja também: