4 ideias para criar um oásis de verão no terraço

Aproveite as nossas dicas e crie um verdadeiro oásis de verão no terraço. Não vai querer sair de lá!

4 ideias para criar um oásis de verão no terraço
O seu terraço vai ganhar uma nova vida e ser a atração do verão

Verão pede espaços agradáveis e relaxantes. E quando as férias são uma miragem, o melhor é procurar um oásis por perto, para que possa tirar partido do bom tempo de forma relaxante e confortável. As boas notícias é que esse oásis pode estar bem próximo de si. Tão próximo que pode nem ser necessário sair de casa. Sim, porque vamos dar-lhe algumas ideias para que possa criar um verdadeiro oásis de verão no terraço.

Saiba como criar um oásis de verão no terraço

1. Torne o espaço mais verde

Jardim no terraçoFonte: Um Jardim para Cuidar

Jardim no terraço Fonte: Fresh Home

jardim verticalFonte: Home BNC

Por definição, no dicionário de Língua Portuguesa, um oásis é uma “pequena região fértil graças à presença de água, num deserto”, mas além do significado literal da palavra há também o sentido figurado da expressão e que, segundo o mesmo dicionário, define um “lugar agradável entre outros que o não são”.

Ora, é isto mesmo que pretendemos para o seu terraço. No fundo, uma mescla dos dois significados de oásis. Por isso, a ideia será criar um espaço verde (com vegetação) para tornar o espaço mais agradável, de forma a poder ser o refúgio nos dias quentes de verão.

Dependendo da sua disponibilidade financeira, pode fazer obras profundas para que o seu terraço passe a ter as condições necessárias para ter um jardim ou um espaço de convívio no terraço ou ter plantas a dar mais vida ao espaço.

Por outro lado, se procura uma opção mais económica, de fácil manutenção e com uma imensidão de possibilidades, pode apostar em vasos e floreiras para “povoar” o seu terraço com os tons da natureza. Uma das possibilidades são os jardins verticais, que permitem aproveitar as paredes e são de fácil instalação.

2. Dê luz ao seu terraço

Luzes no terraçoiluminação decorativaFonte: HGTV

Se há coisa que vai querer aproveitar tendo um oásis de verão no terraço, além do sol (óbvio), serão as noites quentes próprias desta estação do ano. E, portanto, há que iluminar o espaço para poder aproveitar ao máximo o seu novo recanto. Possibilidades não lhe faltam, desde as lanternas, às cordas de luzes, velas, tochas, candeeiros solares… Enfim, só precisa de escolher.

3. Use tapetes e almofadas para criar texturas

Tapetes decorativos no exteriorTapetes e almofadas decorativasFonte: Well and Good

Quando se fala em renovar o terraço, há várias possibilidades que podem depender do orçamento disponível e/ou do espaço. As texturas podem ser úteis para criar zonas distintas ou para tornar o espaço exterior mais confortável e acolhedor. Estas texturas podem ser conseguidas com recurso à colocação de tapetes ou almofadas.

4. Aposte em mobiliário confortável

Mobiliário exteriorMobiliário exteriorMobiliário exteriorFonte: Good Housekeeping

Para que possa ter o seu oásis de verão no terraço tem que garantir que o espaço é confortável. Essa deve ser a sua prioridade ao renovar e decorar o espaço. Só assim pode desfrutar do terraço, pátio ou varanda em toda a sua plenitude. Mesas, espreguiçadeiras, cadeiras, sofás, poltronas, redes ou cadeiras de suspensão. Tudo é válido, desde que confortável.

Veja também: