Publicidade:

Qual é o objetivo do estágio? Nós explicamos

Sabia que o estágio pode ter um papel fundamental na sua formação e carreira futura? Conheça o objetivo do estágio e aposte neste caminho.

Qual é o objetivo do estágio? Nós explicamos
Conheça o objetivo do estágio

No início de carreira, nunca se deve esquecer do objetivo do estágio. Efetivamente, quando termina a sua formação e pretende ingressar no mundo do trabalho, o estágio é fundamental – e, quando realizado no sítio certo, pode enriquecer muito o seu currículo e abrir uma porta para oportunidades cruciais de emprego.

Desta forma, o estágio visa preparar um recém-chegado ao mercado de trabalho para a vida quotidiana na área sobre a qual se debruça, concedendo-lhe ferramentas práticas que, certamente, se virão a revelar fundamentais. Vamos saber mais sobre os seus objetivos reais?

O objetivo do estágio: as 5 principais metas


objetivo do estagio

1. Proporciona contacto com a realidade da área de formação

O objetivo do estágio é, em primeiro lugar, aproximar a pessoa que acabou o seu percurso académico inicial da realidade do exercício profissional da sua área de formação. Assim, o estágio conduz ao desenvolvimento de competências socioprofissionais que facilitam o desempenho e a inserção na vida profissional ativa.

2. Alia a teoria à prática

Através do estágio, a teoria aprendida no curso alia-se à prática, dando-lhe todo o sentido e concretizando as aprendizagens em situações reais do quotidiano. No estágio, terá a oportunidade de solucionar problemas em contexto real, tendo a supervisão de um orientador, que o guiará em todo o processo de aprendizagem.

3. Facilita a inserção na vida profissional

Um estágio promove a inserção na vida profissional, uma vez que proporciona o conhecimento e a integração na dinâmica do mercado de trabalho, além de know-how sobre a organização empresarial. Paralelamente, pode conceder a possibilidade de emprego no final deste percurso – se, o estagiário revelar competências de excelência.

4. Promove a interação com profissionais experientes

No contexto de estágio, interagir diariamente com profissionais experientes é uma mais-valia para o estagiário, podendo este aprender imenso com colegas que estão nessa área há mais tempo. É, de facto, uma aprendizagem rica e fundamental.

5. Conduz ao desenvolvimento de rotinas de trabalho

Com o estágio, desenvolvem-se rotinas e hábitos de trabalho, adquirindo-se um espírito empreendedor e alcançando o sentido da responsabilidade – que as empresas tanto prezam e que se torna um fator distintivo nos candidatos a um posto.

Desta forma, é importantíssimo que todos os profissionais façam um estágio profissional, de modo a se preparem melhor para os desafios que estarão no caminho futuro.

Como pôde verificar, o objetivo do estágio é, acima de tudo, aproximar o estagiário da realidade profissional que o espera no mercado de trabalho, proporcionando-lhe conhecimentos práticos que o ajudarão na sua carreira. Sim, o estágio pode mesmo ajudar a conseguir o emprego que tanto deseja –  por isso, dedique-se e dê o seu melhor.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.