Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
22 Dez, 2014 - 10:10

Objetivos profissionais no Curriculum: como apresentar?

Júlia de Sousa

Saiba como pode apresentar e escrever os seus objetivos profissionais no seu Curriculum Vitae.

Objetivos profissionais no Curriculum: como apresentar?
Mais do que uma visão da sua experiência, competências ou qualificações profissionais, o seu CV deve conter também “pistas” que permitam aos recrutadores verem que é de facto o candidato ideal.  É aqui que entram os objetivos profissionais.
Em boa verdade, o campo relativos aos objetivos profissionais no Curriculum Vitae (CV) é fundamental, já que permite aos seus recrutadores construírem – em apenas alguns segundos – uma ideia do que podem esperar de si enquanto candidato.

Incluir objetivos profissionais no Curriculum Vitae: sim ou não?

Bem, esta é uma questão que pode ser considerada pouco consensual. Há quem defenda a inclusão dos objetivos profissionais no CV e quem a “abomine”. Há quem queira ver explícita a pretensão do candidato a ocupar uma determinada vaga e há quem prefira receber a candidatura à empresa, para depois tentar encontrar uma posição adequada.
Se deve ou não colocar os seus objetivos profissionais no CV isso depende sempre do contexto da empresa a que se está a candidatar. Mas, considerando que na grande maioria dos casos um candidato se propõe a ocupar uma vaga específica, será de esperar que refira o seu objetivo (a posição em causa). E a verdade é que para muitas empresas, a indicação clara dos objetivos profissionais dos seus candidatos é fundamental, porque lhes diz de forma inequívoca o que pretendem fazer.
Mas prepare-se. Ao optar por incluir os seus objetivos profissionais no CV vai “dar de caras” com uma tarefa que requer (e deve!) alguns cuidados especiais. A verdade é que nem sempre é fácil definir os seus objetivos profissionais, mas pense que desta forma permite a quem está a analisar o seu CV perceber quais suas metas e expectativas profissionais.
E atenção! Os seus objetivos devem ser claros, atrativos e adequados à posição a que se está a candidatar de forma a captarem a atenção (pelas melhores razões) dos seus recrutadores. Uma designação mais ambígua ou suscetível de levantar dúvidas e as suas hipóteses de ser escolhido “já foram ao ar”.

Como apresentar os seus objetivos profissionais?

Não existe uma forma mais ou menos correta de identificar os seus objetivos profissionais. Mas existem algumas dicas sobre como os trabalhar. Ora veja.

1.Personalize os seus objetivos para que sejam adequados à empresa

Essencialmente tenha sempre em mente que cada empresa e cada emprego são diferentes. Por isso personalize os seus objetivos tendo em consideração a cultura de cada empresa a que se candidata. Lembre-se que este é um dos campos que ocupa o topo do seu CV, logo será uma das primeiras coisas que os seus recrutadores vão ver.
Tire o máximo partido desse facto e opte por incluir uma descrição dos seus objetivos que seja clara e inequívoca. Não coloque descrições genéricas, que possam dar azo a várias interpretações ou ser aplicáveis a várias posições dentro de um determinado âmbito.

2. Não complique

Quanto mais simples e direto melhor. Use o campo dos objetivos profissionais para mostrar aos seus recrutadores que não só tem as competências como o conhecimento para ser uma mais-valia e ajudar a empresa a alcançar melhores resultados.

3. Vá mais longe no tempo

Não se iniba de pensar nos seus objetivos a longo prazo, principalmente se estiverem relacionados com a vaga a que se está a candidatar (ou dito de outra forma, se representarem uma evolução de carreira). Desta forma pode revelar aos seus recrutadores que tem as suas metas profissionais bem definidas. Assim, será claro não só o valor que pode acrescentar no imediato, mas o que pode vir a adicionar no futuro.

Um espelho do seu perfil

No fundo é esta a grande finalidade dos objetivos profissionais: ser um reflexo do seu perfil e das competências que estarão depois listadas no seu CV.
Ainda que não sejam uma garantia de emprego, os objetivos profissionais podem ser um bom ponto de partida, se captarem (como é suposto) a atenção dos seus recrutadores.


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