12 obras arquitetónicas que tem de ver uma vez na vida

Há edifícios que pela sua beleza arquitetónica devem mesmo ser visitados no mínimo uma vez na vida: conheça 12 deles.

12 obras arquitetónicas que tem de ver uma vez na vida
Construções a ver pelo menos uma vez na vida

obras arquitetónicas espalhadas por todo o mundo que se destacam não só pela beleza como pela própria funcionalidade, ou mesmo pela história e cultura a elas associados. Estes 12 edifícios são prova disso mesmo e merecem a sua visita. 


12 obras primas da arquitetura que deve mesmo visitar


1. Fulton Center, EUA

fulton

É uma estação de metro situado em Nova Iorque, na baixa de Manhattan. Este complexo dedicado aos transportes faz parte de um projeto de cerca de 1,4 milhões de dólares, levado a cabo pelo Metropolitan Transportation Authority. Foi inaugurado em 2014 e tinha como principal objetivo melhorar as ligações do metropolitano de nova-iorquino.



2. Sagrada Família, Espanha

sagrada

A construção deste templo religioso católico teve início em 1882 e ainda não está terminada, prevendo-se a sua conclusão apenas para 2026, que assinalará também o centenário do responsável pelo projeto, Antoni Gaudí. Definitivamente uma das obras arquitetónicas que não pode perder.



3. Ribbon Chappel, Japão

ribbon

Esta capela para casamentos fica localizada no jardim de um hotel na cidade de Hiroshima no Japão. O facto de ter duas escadas em espiral interligadas conferem-lhe uma disposição única, onde as característica arquitetónica se adaptam na perfeição ao objetivo do próprio edifício: o casamento. Do exterior, esse entrelaçado dá a ideia de um laço, o que acabou por batizar a própria estrutura



4. Apartamentos Marina City, EUA

marina

Estes edifícios englobam uma zona residencial e outra comercial e ocupam um quarteirão inteiro em Chicago, no estado do Illinois. As torres têm 65 andares cada uma e assemelham-se a duas espigas de milho. De frente para o rio e para a marina - daí o seu nome - são uma das estruturas mais marcantes da cidade e uma das obras arquitetónicas que vale a pena ver uma vez na vida.



5. Igreja Temppeliaukio, Finlândia

igreja

Esta igreja foi idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. Começou a ser construída em 1968 e foi inaugurada no ano seguinte. Foi edificada a partir de uma rocha maciça de granito, o que lhe confere a sua singularidade. A cúpula é feita de cobre e é praticamente a única parte visível a partir do exterior.



6. Neue Nationalgalerie, Alemanha

neue

Este edifício é um museu de arte moderna localizado em Berlim, centrado principalmente em obras do século XX. O edifício e os seus jardins foram concebidos pela Ludwig Mies van der Rohe e foi inaugurado em 1968. A sua estrutura única merece que seja visitado pelo menos uma vez na vida.



7. Grande Mesquita de Djenné, Mali

djenne

Anterior ao uso do tijolo na construção, esta mesquita é o maior edifício construído em adobe no mundo. Está situada na cidade Djenné, no Mali, declarada património mundial pela Unesco em 1988. A mesquita foi edificada em 1280 e, ao longo dos tempos, ficou praticamente em ruínas até que, em 1906 foi reconstruída de forma a ter o seu aspeto original.



8. Mesquita Azul, Turquia

mesquita

Construída entre 1609 e 1616, esta é a única mesquita de de Istambul que tem seis minaretes. Situa-se em frente à Basílica de Santa Sofia, estando os dois templos separados por um jardim admirável. A Mesquita Azul é um exemplo superior de harmonia e elegância.



9. Castelo Neuschwanstein, Alemanha

castelo

Este castelo foi construído na segunda metade do século XX na Alemanha, muito próximo da fronteira com a Áustria. Inspirado na obra musica do seu amigo Richard Wagner, Luís II foi o responsável pela edificação do castelo. É um palácio de características extraordinárias e que serviu de modelo para o castelo da Cinderela da Disney.



10. Trinity College, Irlanda

trinity

Este edifício alberga a Universidade de Dublin fundada em 1592 pela então rainha Isabel I de Inglaterra. O campus onde se encontra tem uma área de 190 000 metros quadrados e é muito visitada por turistas de todo o mundo pela beleza arquitetónica dos seus edifícios.



11. Palácio Imperial, China

imperial

Também conhecido como a cidade proibida, foi o palácio imperial desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Localizado no centro da antiga cidade de Pequim, foi a casa do imperador e dos seus empregados, centro político de um país e é, hoje-em-dia, um museu. A ser visitado, sem sombra de dúvida.



12. Universidade Politécnica, Hong Kong

univerisidade

A fechar a lista das obras arquitetónicas que não pode perder está esta universidade pública, localizada em Hung Hom, engloba várias faculdade com reconhecimento internacional. O edifício da Faculdade de Design apresenta uma estrutura singular e que capta a atenção de inúmeros visitantes ao longo de todo o ano.

Comece já a planear as próximas férias e aproveite para conhecer alguns destes edifícios que, pela sua beleza e história, merecem mesmo ser visitados pelo menos uma vez na vida.
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >> Veja também: