Publicidade:

6 obras de arte no Porto que tem de conhecer

A cidade Invicta está carregada de maravilhas artísticas nos seus variados ramos. Deixamos 6 opções de obras de arte no Porto que valem muito a visita.

6 obras de arte no Porto que tem de conhecer
Para conhecer e apreciar!

Nem só de artistas internacionais vive a arte. Portugal tem no seu ADN grandes talentos… Se anda numa de pôr a arte em dia, aqui ficam 6 obras de arte no Porto a não perder.

Conhece estas 6 obras de arte no Porto?


“Camões Lendo os Lusíadas aos Frades de São Domingos”, António Carneiro

Datada de 1927, esta é uma das obras de arte no Porto que tem mesmo de conhecer. Da autoria de António Carneiro, um dos mais importantes pintores de todos os tempos do da cidade Invicta, esta pintura foi uma das obras finais do autor e é simultaneamente um retrato, ao representar muitos dos seus amigos e o seu filho (que encarnou a figura de Luís de Camões), e uma pintura de história e de religião.

Onde? Casa Oficina António Carneiro

 museu

“O Desterrado”, Soares dos Reis

Passamos agora a escultura e encontramos uma escultura obrigatória de se conhecer, visitar e dar a conhecer a outros. “O Desterrado”, de Soares das Reis, está localizado no museu com o mesmo nome e é a sua obra mais emblemática. Construída em mármore de Carrara, a escultura é uma espécie de homenagem a um poema de exílio de Alexandre Herculano, numa altura em que se vivia o romantismo literário em Portugal. A esta corrente, a obra acarreta ainda um significado saudosista, próprio do espírito de decadência da nação do século XIX.

Onde? Museu Nacional Soares dos Reis

“Cubo”, José Rodrigues

Todo o tripeiro que se preze já esteve a tomar um café ou um copo na Ribeira do Porto junto ao “Cubo”, muito famoso também por ser um fácil ponto de encontro. Assinado pelo artista José Rodrigues, falecido em 2016, esta é uma das obras de arte no Porto contemporâneas que vale muito a pena visitar. Falamos de um cubo de bronze assente por um dos vértices e que está integrado na reconstituição de uma fonte antiga descoberta naquela zona. Apresenta algum dinamismo, uma vez que é animada por jogos de água. Referência ainda à existência de pombas esculpidas no topo, tão características da cidade.

Onde? Ribeira do Porto

museu 4

“Palácio”, Pedro Cabrita Reis

Construída em 2005, especificamente para o Hotel Porto Palácio, e instalação “Palácio”, de Pedro Cabrita Reis rompe com o esperado. Essencialmente, esta obra consiste numa estrutura de vigas coloridas de grandes dimensões que se sobrepõe à arquitetura dos edifícios por trás da mesma. À noite ganha ainda mais vida, ficando toda iluminada e pretende ser uma abordagem ao tema das estruturas.

Onde? Hotel Porto Palácio

“Ser Árvore e Arte”, Alberto Carneiro

Serralves não podia ficar de fora na lista das obras de arte no Porto que deve conhecer. Instalada no Parque do museu, esta obra foi construída por Alberto Carneiro, famosos artista portuense falecido em 2016 no âmbito do programa ‘Porto 2001 Capital Europeia da Cultura’. Essencialmente, esta instalação aborda a relação do artista com a natureza, assim como a experiência do observador. São sete buracos em volta de uma árvore, forrados de pedras e cobertos com painéis de vidro onde se inscrevem palavras.

Onde? Museu de Serralves

museu 2

“Ribeira Negra”, Júlio Resende

Inaugurado em 1987, a “Ribeira Negra” consiste numa obra de Júlio Resende que não podia deixar de estar incluída nas obras de arte no Porto a conhecer. Situado mesmo junto à ponte Luiz I, o painel de azulejos cumpre, além do objetivo artístico, um objetivo político, com uma abordagem à forma como o povo é tão maltratado quotidianamente. Júlio Resende fez uma espécie de instalação com superfícies de papel de cenário, sobre as quais pintou num tempo absolutamente recorde as figuras que nele constam.

Onde? Ribeira do Porto

Veja também: