5 formas de aliviar a obstipação crónica

A obstipação crónica caracteriza-se por uma dificuldade em evacuar. Saiba como aliviar os sintomas associados a este problema com dicas simples e naturais.

5 formas de aliviar a obstipação crónica
Tudo o que precisa de saber sobre a obstipação crónica

Considera-se obstipação quando existe dificuldade em expulsar as fezes, isto é, em defecar ou evacuar. Tal dificuldade deve-se ao facto de as mesmas estarem duras ou secas. Para o ajudar a distinguir entre obstipação e obstipação crónica, podemos socorrer-nos de uma referência: considera-se obstipação crónica quando se evacua menos de três vezes por semana.

Se este problema e os sintomas associados se prolongarem, deverá consultar o seu médico, preferencialmente um gastroenterologista.

Obstipação crónica: causas e sintomas


obstipacao cronica

Barriga inchada, dor e desconforto são alguns dos sintomas que caraterizam a obstipação crónica. As causas para a obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre, são várias, entre as quais:

  • Má alimentação;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Stress;
  • Diabetes;
  • Hipotiroidismo;
  • Toma de analgésicos;
  • Uso indevido de laxantes;
  • Toma de antidepressivos;
  • Doença do cólon irritável;
  • Gravidez.

Se o problema persistir, deverá consultar o seu médico, uma vez que a obstipação pode dar origem a outros problemas de saúde como, por exemplo, hemorroidas, fissuras, incontinência, dor anal, etc.

Como aliviar a obstipação crónica


1. Hidratação

hidratação

Uma das principais recomendações no combate à obstipação crónica é a hidratação. Neste sentido, é importante reforçar a hidratação, que pode ser conseguida bebendo água e também chás para a prisão de ventre, cujas plantas podem dar uma ajuda extra graças ao seu efeito laxante.

Por outro lado, ao beber água está também a regular o sistema digestivo, uma vez que a água é responsável pela dissolução de gorduras e fibras solúveis.

2. Mantenha uma rotina

Tente habituar o seu intestino a funcionar sempre à mesma hora. Um dos momentos mais indicados poderá ser a seguir ao pequeno-almoço, sendo que já nesta primeira refeição deverá ter alguns cuidados com a alimentação.

Ao fim de algum tempo, o seu sistema digestivo vai habituar-se e tornar-se menos preguiçoso. Por último, é importante sentir privacidade e obedecer ao estímulo da evacuação.

3. Fibras

fibras

Para casos de obstipação crónica é importante ter uma alimentação equilibrada e, como tal, há alimentos que deverá incluir da sua dieta, dadas as suas propriedades. A eficácia destes alimentos vai incidir na melhoria do trânsito intestinal, através do aumento do volume das fezes, especialmente quando associada à ingestão de água.

Alguns exemplos são nozes, sementes, leguminosas, farelo de trigo e grãos inteiros. Pode ainda complementar com outros frutos, como pêssego, ameixa, figos.

4. Faça exercício físico

O sedentarismo é uma das principais causas para a obstipação crónica. Nesse sentido, uma das soluções passa por fazer exercício físico. Isto porque a atividade física estimula os músculos do aparelho digestivo e ajuda a promover a libertação do ar extra que provoca o inchaço abdominal.

Também aqui pode escolher entre as várias modalidades, sendo que as mais adequados são pilates, caminhadas, natação, yoga e exercícios abdominais.

5. Não se automedique

auto-medicação

Uma das tendências para contornar a obstipação crónica é a auto-medicação com laxantes. Contudo, esse é um erro que deve evitar, isto porque ao tomar esse tipo de medicação vai estar a “viciar” o seu organismo, tornando assim o seu intestino mais preguiçoso. A solução ideal passa por ir ao médico e deixar o mesmo avaliar qual o melhor tratamento para si.

Veja também: