Obter o primeiro cartão de crédito

Para a maioria das pessoas, principalmente os mais jovens, obter o primeiro cartão de crédito é um acontecimento. Mas muita atenção à responsabilidade que está por detrás das 'facilidades' aparentes do crédito.

Obter o primeiro cartão de crédito
O que considerar para obter um cartão de crédito

O cartão de crédito, se usado com cuidado, dá-nos a chave para iniciar um bom historial de crédito, factor que é determinante para viver e prosperar.

 

O seu banco pode ser um dos seus melhores aliados para conseguir o seu primeiro cartão de crédito.

 

Geralmente, se tiver um comportamento responsável com a conta do banco, seja uma conta à ordem ou uma conta poupança, não tiver saldos negativos ou insuficiência de fundos durante seis meses, é o suficiente para que a instituição financeira possa conceder-lhe um cartão de crédito com um limite de crédito baixo.

 

Se tem um amigo ou parente com bom historial de crédito para apoiar sua candidatura a um cartão de crédito, então terá luz verde para começar o seu próprio historial de crédito. 

 

Se os seus consumos forem baixos e costuma pagar as taxas antes da data de vencimento, é provável que dentro de um ano já não precise de um fiador como garantia. Contudo, se falhar nos pagamentos, além de se prejudicar afectará também o seu fiador.

 

Outros cartões de crédito

Em postos de gasolina e outros estabelecimentos que emitem cartões de crédito, como lojas, etc., é geralmente mais fácil obter cartões de crédito.

 

Com eles poderá efectuar compras nas próprias lojas, o que irá ajudá-lo a criar um historial de crédito. No entanto, há que tomar precauções. Certifique-se sempre que o relatório das operações que realiza com o cartão de crédito enviado às agências está correcto e tenha atenção aos gastos, já que as taxas de juro aplicadas são normalmente mais altas.

 

Veja também: