Dicas para obter rendimento extra

Conheça algumas ideias para obter rendimento extra. São seis dicas, ajustáveis a vários perfis, que lhe podem garantir um aumento do seu orçamento mensal.

Dicas para obter rendimento extra
Saiba como obter um rendimento complementar ao seu salário.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Obter rendimento extra é sempre uma ideia tentadora. Se precisa aumentar o seu orçamento mensal para fazer face às suas despesas, se pretende juntar algum dinheiro para uma viagem ou se é do tipo bon vivant, mas o seu ordenado é escasso, pode obter rendimento extra através de formas alternativas e legítimas, extra trabalho (ocupação principal).
Basta estar atento ao que o mercado procura (tendências), aproveitar as suas capacidades/mais-valias e estar disponível para um esforço adicional, misturado com alguma disciplina. Conheça seis dicas/sugestões para obter rendimento extra.
 

6 formas fáceis de obter rendimento extra

 

1. Alugar um quarto

Não sendo um tipo de prática comum no nosso país, a verdade é que são cada vez mais os turistas que preferem um turismo mais personalizado, através do aluguer de um quarto de casa privada, em detrimento do típico hotel. Pode colocar o seu quarto a alugar nos diversos sites da especialidade. Outra forma de rentabilizar o seu quarto de visitas é alugá-lo a estudantes de Erasmus (normalmente, nestes casos, implica alugar por um período mais alargado). Existe uma plataforma, a Uniplaces, especializada neste tipo de aluguer.
 

2. Venda online

Exponenciado pelas redes sociais, a venda a retalho online é uma das formas para ganhar dinheiro extra. Basta criar a sua loja online e vender produtos criados ou não por si. Se for suficientemente criativo pode até reutilizar matérias e fazer peças exclusivas e originais. Pode, também, utilizar sites que ajudam na divulgação dos seus artigos. Veja as nossas dicas para criar negócios online.
 

3. Dar explicações, formação ou coaching

Dar explicações pode parecer algo ultrapassado, mas quando chega a hora das decisões (exames, final do ano lectivo, etc.) ainda muitos recorrem aos explicadores. Pode também aproveitar os seus conhecimentos e formação académica para dar formação online, através de plataformas virtuais, ou coaching.
 

4. Babysitting, dog-sitter ou dog-walker

Tal como as explicações, cuidar de crianças é um clássico, mas seja por razões laborais ou lazer, ainda existem muitos pais à procura deste serviço. Se os animais são a sua paixão, pode tentar implementar em Portugal uma ideia já usual em muitos estados ocidentais, como o cuidar, tratar ou passear cães ou outros animais de estimação (nos períodos de férias dos donos ou quando estes passam largas temporadas no estrangeiro).
 

5. Torne-se um cliente mistério

Basicamente, o cliente mistério é alguém que realiza visitas anónimas, adquire um produto para depois o avaliar. É uma técnica de estudo de mercado que serve para analisar os serviços de determinada marca, sob o ponto de vista do cliente. Informe-se nas diversas empresas que prestam este tipo de serviço de consultoria, como a marktest, por exemplo.
 

6. Responder a inquéritos ou sondagens online

O dinheiro envolvido nestas atividades não é avultado, mas sempre pode obter um rendimento extra e tem a vantagem e não ser necessário sair de casa. Basta ter tempo disponível e internet. Inscreva-se nos sites de estudos de mercado que realizam esta atividade.
 
Veja também: